A última década não foi das mais vitoriosas. No entanto, o Inter realizou diversos jogos memoráveis, incluindo uma goleada de 6 a 0 sobre o Vasco e uma vitória por 4 a 1 em um Gre-Nal decisivo válido pela final do Gauchão. Em clima de Páscoa, GaúchaZH preparou uma lista dos cinco maiores "chocolates" aplicados pelo Colorado nos últimos dez anos.
Na listagem, há jogos disputados pelo Campeonato Brasileiro, pelo Gauchão e pela Libertadores. Confira:
Confira as principais goleadas do Inter na década:
Inter 5 X 0 The Strongest
O jogo foi válido pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores de 2012. Após ter sido derrotada pelo Santos de Neymar, a equipe comandada por Dorival Júnior precisava de uma vitória para seguir na luta pela classificação às oitavas de final da competição. Em um Beira-Rio com mais de 25 mil pessoas, brilhou a estrela de Leandro Damião, que marcou três vezes. Dagoberto e Jô completaram o placar.
Inter: Muriel; Nei, Moledo, índio, Kléber; Guiñazu, Tinga (Bolatti), Dátolo (Gilberto), Oscar; Dagoberto e Leandro Damião (Jô)
Técnico: Dorival Júnior
Inter 7 x 0 Juventude
Embalado pela vitória na Libertadores sobre o The Strongest, o Inter entrou em campo, novamente no Beira-Rio, para enfrentar o Juventude, pelo Campeonato Gaúcho. A tarde do dia 17 de março de 2012 estava reservada para comemorar os 100 jogos de Leandro Damião, completados na goleada diante dos bolivianos.
Entretanto, o recém-chegado Jajá Coelho roubou a cena. Com dois gols e duas assistências, o meia foi o destaque da equipe colorada, que aplicou 7 a 0 na time da Serra. Leandro Damião (duas vezes), Dátolo, Oscar e Jô completaram o marcador.
Inter: Muriel; Nei, Rodrigo Moledo, índio, Kléber (Fabrício); Elton, Bolatti, Dátolo (Jajá), Oscar; Dagoberto, Leandro Damião (Jô)
Técnico: Dorival Júnior
Inter 4 X 1 Grêmio
Com o Estádio Beira-Rio sendo finalizado para receber a Copa do Mundo de 2014, o Inter teve de disputar a final do Gauchão de 2014 no Estádio Centenário. Após vencer o jogo de ida contra o Grêmio na Arena por 2 a 1, a equipe comandada por Abel Braga precisava apenas de um empate para garantir o título.
Porém, durante os 90 minutos, o que se viu foi uma superioridade técnica que resultou em um placar elástico: 4 a 1. D'Alessandro abriu o placar aos 26 minutos do 1° tempo. Alex (duas vezes) e Alan Patrick fecharam o placar. Ernando, contra, descontou para o Tricolor.
Inter: Dida; Gilberto, Paulão, Ernando e Fabrício; Willians, Aránguiz, Alex (Juan), D'Alessandro (Jorge Henrique) e Alan Patrick (Ygor); Rafael Moura
Técnico: Abel Braga
Grêmio: Marcelo Grohe; Pará, Werley, Rhodolfo e Wendell; Edinho (Maxi Rodríguez), Ramiro, Riveros, Alán Ruiz (Léo Gago) e Dudu; Barcos
Técnico: Enderson Moreira
Universidad de Chile 0 X 4 Inter
Comandado por Diego Aguirre, o Inter enfrentou a Universidad de Chile, no Estádio Nacional, em Santiago, pela quinta rodada da fase de grupos da Libertadores 2015. Com o objetivo de encaminhar a classificação para às oitavas de final da competição continental, a equipe colorada ainda lutava para apresentar um futebol com a cara de seu novo treinador.
Veio então a partida da redenção do Inter e de Nilmar, que assim como nas outras passagens pelo clube gaúcho, foi decisivo mais uma vez. O atacante marcou duas vezes na vitória contra os chilenos. Sasha e Valdívia também deixaram suas marcas.
Inter: Alisson; Ernando, Juan (Réver), Alan Costa e Géferson; Rodrigo Dourado, Aránguiz, Jorge Henrique (Valdívia), D’Alessandro (Alex) e Eduardo Sasha; Nilmar
Técnico: Diego Aguirre
Inter 6 X 0 Vasco
Na luta por uma vaga na Libertadores após a eliminação na competição continental e depois da saída de Aguirre, o Inter, agora sob o comando de Argel Fucks, recebeu o lanterna Vasco no Beira-Rio. Contra uma equipe totalmente abatida por estar na luta contra o rebaixamento, os gaúchos não tomaram conhecimento dos cariocas e, desde o início da partida, o que se viu foi um verdadeiro chocolate.
Logo aos 10 minutos, o placar já estava aberto para os colorados, com Ernando. Ainda no primeiro tempo, Eduardo Sasha ampliou a vantagem. Nos 45 minutos finais, veio a goleada. Lisandro López (duas vezes), Valdívia e Nilton fecharam o placar: 6 a 0 para o Inter.
Inter: Muriel; William, Paulão, Ernando, Géferson; Rodrigo Dourado, Nilton, Alex (Anderson), Valdívia (Rafael Moura); Sasha, Vitinho (Lisandro López)
Técnico: Argel Fucks