Após a reapresentação do elenco colorado e do treinamento da manhã desta terça-feira (17), o Inter optou por suspender as atividades ligadas ao grupo principal por tempo indeterminado. Assim, jogadores, integrantes da comissão técnica e demais funcionários relacionados ao futebol serão liberados para ficarem em casa, diminuindo o risco de contágio com o coronavírus. O comunicado foi feito pelo vice de futebol, Alessandro Barcellos:
— Uma situação inovadora, jamais enfrentamos algo parecido.
O diretor-executivo do Inter, Rodrigo Caetano, explicou a tomada de decisão:
— Cumprimos a representação, os atletas treinaram normalmente, mas priorizamos a questão da saúde de todos os atletas, da gente, de vocês da imprensa. Por isso, optamos pela paralisação das atividades. Eles receberão orientações, sabem que a responsabilidade é grande. Eles terão de fazer a manutenção da parte física. Foi uma decisão consensual, visto que as competições foram paralisadas. Não cabia outra decisão se não essa. Eles passarão por algumas avaliações de rotina, virão em pequenos grupos e serão avaliados clinicamente.
O pronunciamento do dirigente colorado foi corroborado com a manifestação de Luiz Crescente, coordenador de saúde do clube.
— Precisamos errar o mínimo possível na questão da saúde dos atletas. Sempre é uma decisão difícil que pode haver contestação, mas mesmo assim, nossa preocupação é com a saúde de todos os integrantes. Estamos seguindo as recomendações dos órgãos de saúde. A orientação do futebol brasileiro é parar por um momento, verificar as novas informações. Nossa recomendação é que eles fiquem em seus domicílios, evitar ir em shoppings, cinemas, contato com pessoas estranhas — completou.
As atividades nas categorias de base já haviam sido suspendidas na última segunda-feira, assim como os serviços de atendimento ao público em geral. Os atendimentos prestados pela Central de Atendimento ao Sócio (CAS), pela Ouvidoria, Parque Gigante, Escola Rubra e pelo Museu também já haviam sido paralisados.