A propagação do coronavírus afetou o calendário das principais competições esportivas do mundo. No futebol sul-americano, a Conmebol anunciou a suspensão, pelo menos até maio, da terceira rodada da fase de grupos da Libertadores, além do adiamento do início das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) paralisou os campeonatos nacionais por tempo indeterminado. Da mesma forma, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) suspendeu o Gauchão e não deu previsão de retorno. A pandemia atingiu, inclusive, alguns atletas que foram diagnosticados com a doença. Veja a lista:
Rudy Gobert (pivô do Utah Jazz)
O teste positivo do pivô Rudy Gobert, do Utah Jazz, para coronavírus levou a NBA a suspender a temporada na noite de quarta-feira (11). A medida foi anunciada depois que a partida entre Utah Jazz e Oklahoma City Thunder foi suspensa. Na segunda-feira, durante entrevista coletiva, Gobert havia ironizado as precauções recomendadas para a prevenção da doença. O Jazz anunciou no dia 27 de março que Gobert estava curado da doença.
Donovan Mitchell (ala-armador do Utah Jazz)
O ala-armador foi o segundo caso confirmado de coronavírus na NBA. Segundo informações do jornalista Shams Charania, do site The Athletic, outros 58 funcionários do Utah Jazz se submeteram ao teste realizado na quarta-feira. O Jazz anunciou no dia 27 de março que Mitchell estava curado da doença.
Trey Thompkins (ala-pivô do time de basquete do Real Madrid)
O ala-pivô Trey Thompkins, do Real Madrid, teve o diagnóstico de coronavírus confirmado pela equipe espanhola. Como consequência, o clube determinou a quarentena tanto da equipe de basquete quando do time de futebol. No dia 2 de abril, o companheiro de equipe de Thompkins revelou que ele estava curado da doença.
Christian Wood (ala-pivô do Detroit Pistons)
O ala-pivô do Detroit Pistons, Christian Wood, foi diagnosticado com coronavírus. Ele é o terceiro jogador da NBA a contrair a covid-19. O agente do jogador, Adam Pensack, informou que o seu atleta está em recuperação e aparenta estar "100% bem". O Detroit Pistons informou que todos os seus jogadores, treinadores e funcionários ficariam isolados até um novo comunicado. No dia 25 de março, Pensack revelou que Wood estava curado da doença.
Kevin Durant (ala do Brooklyn Nets)
O norte-americano Kevin Durant está entre os quatro jogadores do Brooklyn Nets, da NBA, que testaram positivo para o coronavírus. Em um comunicado divulgado nesta terça-feira (17), a equipe confirmou os casos no time sem revelar nomes. No dia 1º de abril, o gerente-geral da franquia revelou que os atletas estavam curados da doença.
Maique (pivô do Paulistano)
O jogador de basquete Maique, do Paulistano, é o primeiro caso conhecido de um atleta que atua no Brasil a ter um diagnóstico positivo para o coronavírus. No dia 3 de abril, ele revelou que estava curado da doença e havia retomado os treinamentos em casa.
Marcus Smart (armador do Boston Celtics)
O Boston Celtics, da NBA, confirmou que um dos seus jogadores havia testado positivo para o novo coronavírus sem divulgar o nome. No entanto, o armador Marcus Smart enviou um vídeo para sua conta no twitter revelando que ele havia acabado de ser notificado de que está com covid-19. No dia 29 de março, Smart revelou, por meio das redes sociais, que estava curado da doença.
Patrick Ewing (ex-jogador da NBA)
O ex-atleta de basquete Patrick Ewing, que jogou em grande parte da carreira na NBA pelo New York Knicks, revelou que testou positivo para o novo coronavírus. O anúncio foi feito pelo Twitter no dia 22 de maio.
Sacramento Kings (três jogadores)
A equipe confirmou na quarta-feira (24) que três jogadores do elenco testaram positivo para o coronavírus. O ala-armador Buddy Hield, o pivô Jabari Parker e o ala-pivô Alex Len terão que cumprir duas semanas de isolamento em suas residências. Na sexta-feira (26), a NBA anunciou que 16 jogadores foram diagnosticados com a covid-19 em meio aos preparativos para a retomada da competição, prevista para 30 de julho.
Malcolm Brogdon (armador do Indiana Pacers)
O armador do Indiana Pacers, Malcolm Brogdon, confirmou nesta quarta-feira (24) que testou positivo para o coronavírus. Na sexta-feira (26), a NBA anunciou que 16 jogadores foram diagnosticados com a covid-19 em meio aos preparativos para a retomada da competição, prevista para 30 de julho.
NBA (nove jogadores)
A NBA anunciou nesta quinta-feira (2) que mais nove jogadores testaram positivo para covid-19. O anúncio foi feito após os resultados de mais 344 testes realizados entre 24 e 29 de junho, segundo a liga que organiza o principal torneio de basquete do mundo.
Timo Hübers (zagueiro do Hannover)
O Hannover, da Alemanha, anunciou na quarta-feira (11) que o zagueiro Timo Hübers, de 23 anos, testou positivo para o coronavírus. É o primeiro caso de jogador infectado na Europa. No dia 25 de março, o atleta revelou estar curado da doença.
Jannes Horn (lateral-esquerdo do Hannover)
O segundo jogador a ser diagnosticado com coronavírus no Hannover, da Alemanha, foi o lateral-esquerdo Jannes Horn. O caso foi confirmado na quinta-feira (12). O atleta já se recuperou da doença.
King Udoh (atacante da Pianese)
A Itália registrou o primeiro caso da doença no futebol no dia 27 de fevereiro. O atacante Paul Akpan Udoh, conhecido como King Udoh, de 22 anos, teve confirmada a doença, depois de apresentar sintomas de gripe. Ele atua pelo Pianese, da terceira divisão italiana.
Daniele Rugani (zagueiro da Juventus)
A Juventus anunciou na quarta-feira que o zagueiro Daniele Rugani foi diagnosticado com o coronavírus. Segundo o clube italiano, o atleta apresentava quadro "assintomático". A Itália, até o momento, é o país europeu mais afetado pela pandemia. No dia 15 de abril, a equipe anunciou que o jogador estava curado da doença.
Sampdoria (sete jogadores)
O terceiro caso de coronavírus de um jogador que atua no futebol italiano foi confirmado nesta quinta-feira. Manolo Gabbiadini, de 28 anos, também foi contaminado pelo vírus. Dias após a confirmação do caso de coronavírus do atacante, o clube confirmou que mais jogadores testaram positivo para a covid-19. São eles: Omar Colley, Albin Ekdal, Morten Thorsby, Antonino La Gumina, Fabio Depaoli e Bartosz Bereszynsky. No dia 23 de abril, a equipe revelou que os atletas estavam curados da doença.
Mikel Arteta (técnico do Arsenal)
O Arsenal divulgou, por meio de uma nota oficial, que o técnico da equipe, Mikel Arteta, testou positivo para o novo coronavírus. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (12). Com o primeiro caso confirmado na Inglaterra, os organizadores da Premier League marcaram uma reunião de emergência para debater se o campeonato será paralisado. No dia 29 de março, o treinador revelou que estava curado da doença.
Hudson-Odoi (atacante do Chelsea)
Na quinta-feira (12), o Chelsea confirmou que o atacante Hudson-Odoi testou positivo para o coronavírus. Com isso, os funcionários do clube terão que permanecer em quarentena durante os próximos dias. Um dia depois, os organizadores da Premier League anunciaram a suspensão da competição até o dia 4 de abril. No dia 27 de março, o treinador da equipe inglesa revelou que Hudson-Odoi estava recuperado da doença.
Ezequiel Garay (zagueiro do Valencia)
O Valencia confirmou que 35% do seus atletas e funcionários estão infectados pelo vírus. Os únicos jogadores da equipe que anunciaram estar infectados foram os zagueiros Ezequiel Garay e Eliaquim Mangala, além do lateral-esquerdo José Luis Gayá. No dia 1º de abril, o clube revelou que Garay estava curado da doença.
Eliaquim Mangala (zagueiro do Valencia)
O Valencia confirmou que 35% do seus atletas e funcionários estão infectados pelo vírus. Os únicos jogadores da equipe que anunciaram estar infectados foram os zagueiros Ezequiel Garay e Eliaquim Mangala, além do lateral-esquerdo José Luis Gayá. No dia 1º de abril, o clube revelou que Mangala estava curado da doença.
José Luis Gayá (lateral-esquerdo do Valencia)
O Valencia confirmou que 35% do seus atletas e funcionários estão infectados pelo vírus. Os únicos jogadores da equipe que anunciaram estar infectados foram os zagueiros Ezequiel Garay e Eliaquim Mangala, além do lateral-esquerdo José Luis Gayá. No dia 1º de abril, o clube revelou que Gayá estava curado da doença.
Fiorentina (três jogadores)
O clube italiano divulgou que três de seus jogadores testaram positivo para o novo coronavírus. São eles: Dusan Vlahovic, Patrick Cutrone e German Pezzela. No dia 5 de abril, a Fiorentina comunicou que os atletas estavam recuperados da doença.
Jonathas Jesus (atacante do Elche-ESP)
O atacante Jonathas Jesus, de 31 anos, do Elche-ESP, foi o protagonista do primeiro caso confirmado de um jogador brasileiro infectado pelo coronavírus. Ele comunicou o fato nas redes sociais. O atleta teve passagem pelo Corinthians em 2018. Jonathas já está recuperado da doença.
Blaise Matuidi (volante da Juventus)
A Juventus confirmou nesta terça-feira (17) que o volante francês Blaise Matuidi testou positivo para covid-19. Ele é o segundo jogador do elenco da equipe de Turim a contrair o novo coronavírus. Antes dele, o zagueiro Daniele Rugani havia contraído a doença. No dia 15 de abril, o clube italiano anunciou que o atleta estava curado da doença.
Paulo Dybala (atacante da Juventus)
Assim como Rugani e Matuidi, seus colegas na Juventus, o argentino anunciou neste sábado, através do seu Twitter, que tanto ele, quanto sua namorada Oriana, foram diagnosticados com coronavírus. Apesar disso, garantiu que ambos estão em perfeito estado de saúde e isolamento em casa.
Paolo Maldini (ex-zagueiro e atual diretor do Milan)
Ex-jogador e atual diretor técnico do Milan, Paolo Maldini foi diagnosticado com coronavírus no sábado (21). Em comunicado divulgado pelo clube italiano, também foi informado que seu filho, Daniel, também está com a doença. Os dois estão bem e permanecerão em isolamento. No mês de abril, foi anunciado que os dois haviam se recuperado da doença.
Marcelo Medeiros (presidente do Inter)
O Inter informou no começo da tarde desta sexta-feira (20) que o presidente Marcelo Medeiros testou positivo para coronavírus. O dirigente de 59 anos está em isolamento desde domingo (15) passado, quando sentiu os primeiros sintomas da doença. No dia 31 de março, o mandatário colorado revelou estar curado da doença.
Romildo Bolzan Júnior (presidente do Grêmio)
O Grêmio informou no domingo (22) que o presidente do clube, Romildo Bolzan Júnior, foi diagnosticado com coronavírus. A nota publicada no site oficial da equipe relata que o estado de saúde do mandatário gremista é bom e que ele está isolado em casa. No dia 31 de março, o mandatário tricolor revelou estar curado da doença.
Marouane Fellaini (meia do Shandong Luneng-CHI)
Marouane Fellaini é o primeiro caso de jogador da Superliga Chinesa com o novo coronavírus. O belga, de 32 anos, que atua no Shandong Luneng, confirmou neste domingo (22) que testou positivo para a doença, mas não apresenta sintomas e está bem. O atleta, que chegou a ser hospitalizado, recebeu alta no dia 14 de abril.
Fatih Terim (técnico do Galatasaray)
O técnico turco Fatih Terim, do Galatasaray, anunciou no Twitter que testou positivo para o coronavírus e que está hospitalizado. "De acordo com os testes feitos hoje, o resultado foi positivo. Estou em boas mãos no hospital. Não se preocupem. Farei novos comunicados o mais rapidamente possível", escreveu o ex-treinador da seleção turca, de 66 anos.
Renê Simões (técnico sem clube)
O técnico Renê Simões testou positivo para o coronavírus. Os primeiros sintomas do comandante de 67 anos, também comentarista da emissora Fox Sports, apareceram no dia 15 de março. O treinador já está curado da doença.
Dori (atacante do Meizhou Hakka-CHI)
O brasileiro Dori, do Meizhou Hakka, da China, foi o primeiro atleta de futebol a contrair a covid-19 no país. O atacante de 30 anos, que atua no país asiático desde 2011, começou a carreino no Fluminense e também teve passagem pelo Náutico. O atleta chegou a ser hospitalizado, mas já recebeu alta e está curado da doença.
Wander Luiz (atacante do Persib Bandung-IDN)
A atacante Wander Luiz foi diagnosticado com o coronavírus. O jogador atua no Persib Bandung, da Indonésia. Ele postou um vídeo nas redes sociais em que disse estar bem e não apresentar sintomas da doença.
Rustu Recber (ex-goleiro turco)
O ex-goleiro da seleção turca, Rustu Recber, está no hospital depois de testar positivo para o novo coronavírus. O turco, de 46 anos, teve uma breve passagem pelo Barcelona depois de ter brilhado na Copa do Mundo da Coreia do Sul e Japão de 2002 em que sua seleção conseguiu um histórico terceiro lugar. No dia 6 de abril, a esposa do ex-jogador revelou que ele estava curado da doença.
José Dalai Rocha (presidente do Cruzeiro)
O presidente do Cruzeiro, José Dalai Rocha, de 81 anos, recebeu resultado positivo em teste para detectar o novo coronavírus. A informação foi divulgada por seu filho, o jornalista Fernando Rocha, e anunciada posteriormente pelo próprio clube mineiro.
Pepe Reina (goleiro do Aston Villa)
O goleiro Pepe Reina foi mais um dos esportistas atingidos pelo coronavírus. O jogador de 37 anos declarou em entrevista ao jornal "Corriere dello Sport" que não apresenta mais os sintomas da doença.
Espanyol (seis jogadores)
O Espanyol anunciou que seis jogadores do seu elenco foram diagnosticados com coronavírus. Os nomes, no entanto, não foram revelados pela equipe de Barcelona. Em conversa com o técnico da seleção sub-23 da Argentina, o meio-campista Matías Vargas revelou ser um dos infectados.
Junior Sambia (volante do Montpellier)
O volante francês Junior Sambia, 23 anos, do Montpellier-FRA, foi diagnosticado com coronavírus em 24 de abril. O atleta precisou ser colocado em coma induzido em um hospital de Lyon após ser diagnosticado com covid-19 e apresentar problemas digestivos e respiratórios. O agente do jogador afirmou, no domingo (26), que Sambia já não está mais em coma nem precisa respirar por aparelhos, mas segue internado.
Sampdoria e Fiorentina (sete jogadores)
Quatro jogadores do Sampdoria, um dos quais tinha sido considerado curado anteriormente, e três da Fiorentina testaram positivo para o coronavírus, anunciaram nesta quinta-feira (7) os dois clubes italianos da Série A. As equipes tinham retomaram os treinamentos no início da semana.
Flamengo (três jogadores)
O Flamengo anunciou, na noite desta quarta-feira (6), que três jogadores do elenco principal estão com covid-19 — os nomes não foram revelados. Além disso, outros dois atletas apresentaram anticorpos IGG positivos, ou seja, já tiveram contato com o coronavírus.
Diego Souza (Grêmio)
O centroavante Diego Souza, que não se reapresentou junto do elenco e está no Rio de Janeiro, testou positivo para a doença, confirmou o Grêmio nesta quinta-feira (7). Ele permanecerá em isolamento social até a semana que vem.
Léo e Vinícius Popó (Cruzeiro)
O atacante Vinícius Popó foi diagnosticado com o coronavírus no dia 31 de maio. O atleta, que não apresentou sintomas, foi afastado dos treinamentos. O zagueiro Léo, ex-Grêmio, também testou positivo para a covid-19. O atleta cumpre quarentena em casa.
Cazares (Atlético-MG)
O meia Cazares teve o diagnóstico para a covid divulgado pelo Atlético-MG no dia 31 de maior. Desde que o resultado foi divulgado, o jogador foi afastado das atividades. O atleta foi o único do clube mineiro a testar positivo para o coronavírus.
São Luiz (dois jogadores)
O São Luiz retomou as atividades na tarde do último sábado (27). Nos testes realizados nos dias anteriores, Lucas Silva e Lucio da Silva foram diagnosticados com o coronavírus. Segundo o comunicado do clube, eles não apresentaram sintomas e ficarão em isolamento por duas semanas.
Nenê (Fluminense)
O meia Nenê testou positivo para o novo coronavírus. O jogador de 38 anos está afastado do elenco e isolado seguindo recomendações médicas. Assim, será desfalque do Fluminense no retorno do Campeonato Carioca.
João Paulo (volante do Juventude)
O clube da Serra anunciou na semana passada o primeiro caso para covid-19 em seus jogadores. O volante João Paulo foi diagnosticado com a doença, após teste realizado na terça-feira (23).
Inter (quatro jogadores)
Nesta terça-feira (30), o Inter anunciou que quatro jogadores do seu elenco foram diagnosticados com o coronavírus. Os nomes dos jogadores não foram revelados. De acordo com o clube, todos estão assintomáticos e permanecerão em isolamento.
Caxias (três jogadores)
O Caxias confirmou na tarde desta quinta-feira (2) que três atletas do grupo de jogadores testaram positivo para a covid-19. Dois deles já estão recuperados da doença. Um terceiro fez o teste no dia 30 de junho, após receber a visita de um parente com sintomas gripais, e também positivou. Os nomes dos jogadores não foram divulgados pelo clube.
Sean Payton (técnico do New Orleans Saints)
Sean Payton, técnico do New Orleans Saints, testou positivo para o coronavírus e se torna o primeiro caso de contágio conhecido da doença na NFL. No dia 26 de março, o profissional revelou que estava curado da doença.
Brian Allen (jogador do Los Angeles Rams)
Brian Allen foi o primeiro atleta da NFL a confirmar o diagnóstico de coronavírus. O profissional de 24 anos apresentou sintomas leves e, de acordo com o técnico do Los Angeles Rams, Sean McVay, está em fase final de recuperação.
Von Miller (jogador do Denver Broncos)
O atleta de 31 anos confirmou nesta quinta-feira (16) por meio de suas redes sociais que foi diagnosticado com o coronavírus. Von Miller foi o MVP do SuperBowl na temporada 2015/2016.
Eavin Ngapeth (ponteiro do Zenit Kazan-RUS)
O ponteiro francês Eavin Ngapeth, um dos melhores jogadores de vôlei do mundo na atualidade, deu positivo para coronavírus. O jogador do Zenit Kazan, da Rússia, teve os primeiros sintomas após um curto período de férias na França. De acordo com o hospital, Ngapeth estaria em condições satisfatórias de saúde.
Drussyla (ponteira do Sesc-RJ)
A brasileira Drussyla, ponteira do Sesc-RJ, testou positivo para o novo coronavírus. O resultado do exame da atleta foi confirmado pela equipe nesta quinta-feira (26). A jogadora está isolada em sua casa e passa bem. Drussyla divide apartamento com a companheira de equipe Thais, que no momento não apresenta sintoma da doença. No dia 14 de abril, a atleta revelou que estava curada do doença.
Daniel Maciel (jogador do Saaremaa-EST)
O oposto Daniel Maciel, 31 anos, foi diagnosticado com coronavírus. O jogador de vôlei atua no Saaremma, da Estônia.
Cameron Van Der Burgh (campeão olímpico em 2012)
Campeão olímpico em Londres 2012 e prata no Rio 2016 na natação, o sul-africano Cameron Van Der Burgh se aposentou das piscinas em dezembro de 2018. Foi diagnosticado com o coronavírus há 17 dias. O ex-nadador de 31 anos contou que uma simples caminhada o deixa exausto por horas. No dia 5 de abril, foi revelado que o atleta estava curado da doença.
Bloglarka Kapas (campeã olímpica em 2016)
A nadadora húngara Boglarka Kapas também foi diagnosticada com o coronavírus. A atleta de 26 anos, campeã na Olimpíada de 2016 e no Mundial de 2019, publicou um vídeo contando estar assintomática e reforçando aos fãs os cuidados necessários no combate à pandemia.
Thiago Wild (tenista brasileiro)
Maior revelação do tênis brasileiro da atualidade, o paranaense Thiago Wild revelou na última terça-feira (24) que testou positivo para o coronavírus. Em sua conta oficial no Instagram, o tenista de 20 anos postou um vídeo revelando ter contraído a covid-19 e aproveitou para fazer alerta aos seguidores.
Patrick McEnroe (ex-tenista americano)
O ex-capitão da equipe dos Estados Unidos da Copa Davis, Patrick McEnroe, anunciou nesta terça-feira (31) tem coronavírus. No entanto, o ex-tenista de 53 anos afirmou estar se sentindo bem. No dia 19 de abril, o irmão de McEnroe revelou que o atleta estava curado da doença.
Nicolás Barrientos (tenista colombiano)
O tenista Nicolás Barrientos, 32 anos, informou na segunda-feira (13) que foi diagnosticado com o coronavírus. O atleta apresentou os sintomas da doença há duas semanas. O colombiano ganhou a medalha de prata, na categoria simples, nos Jogos Pan-Americanos de Toronto em 2015.
Ismael Borrero (lutador cubano)
O cubano Ismael Borrero, campeão de luta livre nos Jogos Olímpicos Rio 2016, testou positivo para o coronavírus. O lutador também é bicampeão mundial da modalidade. Ele foi o primeiro atleta do país a ser diagnosticado com a doença. No dia 12 de abril, a imprensa de Cuba revelou que o atleta estava curado.
Lyman Good (lutador do UFC)
O lutador do UFC Lyman Good revelou que foi diagnosticado com o coronavírus há um mês. O peso-médio estava escalado para o UFC 249, que seria disputado no último sábado (18), mas foi cancelado por conta da pandemia. Antes do anúncio de que a competição não seria realizada, Good desistiu da participação no card alegando ter sofrido uma lesão. A namorada e o treinador do atleta também testaram positivo para a covid-19.