Suspensa na noite da última quarta-feira (11) devido à pandemia do novo coronavírus, a NBA já tem dois casos confirmados de atletas infectados. Rudy Gobert, de 27 anos, e Donovan Mitchell, de 23, ambos do Utah Jazz, são os jogadores que tiveram resultado positivo no teste para a doença.
Os dois se manifestaram nesta quinta (12), agradecendo pelas mensagens de apoio. No caso de Gobert, além do gesto de gratidão, houve um pedido de desculpa pelo que acabou se mostrando uma brincadeira infeliz.
Na última segunda (9), depois de conceder uma entrevista coletiva, o pivô francês fez deboche sobre o que considerava um exagero na reação do coronavírus. No fim do papo com os jornalistas, ele tocou todos os microfones e gravadores que estavam à sua frente.
"Gostaria de me desculpar publicamente com as pessoas que posso ter colocado em perigo. Naquele momento, eu não tinha ideia de que estava infectado. Fui descuidado e não tenho desculpa. Espero que minha história sirva de alerta e faça todos levarem isto seriamente", escreveu Gobert, em publicação nas redes sociais.
De acordo com o Adrian Wojnarowski, jornalista da ESPN norte-americana e especialista na cobertura do esporte, os companheiros chegaram a se incomodar com as atitudes do francês, que agora afirma estar sentindo "medo, ansiedade e constrangimento". Segundo o repórter, ele tocava com frequência colegas e seus pertences.
O diagnóstico de Gobert fez a liga interromper sua temporada, e os demais atletas do Utah Jazz foram submetidos a testes, ainda na noite de quarta. Mitchell recebeu o mesmo diagnóstico e falou sobre a necessidade de tratar o assunto com sobriedade.
"Estamos todos aprendendo sobre a seriedade da situação. Esperamos que as pessoas possam continuar a se educar e entender que precisam se comportar de maneira responsável, tanto pela própria saúde quanto para o bem-estar daqueles ao seu redor", escreveu o ala-armador.
Os jogadores que enfrentaram o Utah Jazz nos últimos dias receberam recomendações de isolamento. Nesse período, o time de Salt Lake City enfrentou Cleveland Cavaliers, New York Knicks, Boston Celtics e Toronto Raptors.
Enquanto os atletas tomam esses cuidados, a liga discute os próximos passos. Vários donos de equipes estão encorajando o principal dirigente da NBA, o comissário Adam Silver, a agendar em até um mês uma reavaliação da suspensão por tempo indeterminado.
Mapa do coronavírus
Acompanhe a evolução dos casos por meio da ferramenta criada pela Universidade Johns Hopkins:
Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, esclareça dúvidas e confira como se proteger da doença