O Inter extinguiu nesta terça (17) o seu time B. Transição entre as divisões de base e o grupo principal, a equipe contava com atletas jovens que ainda não tinham conquistado espaço no plantel do técnico Eduardo Coudet. Agora, o time sub-20 para a ser o último estágio dos garotos antes de ascender ao planter profissional. A decisão não está relacionada à atual pandemia de coronavírus.
A extinção do time B foi decidida após um aconselhamento da Double Pass, empresa de consultoria belga contratada pelo Inter para auxiliar nos processos das categorias de base. Um dos motivos que embasaram a decisão foi o aproveitamento de garotos no time principal cada vez mais cedo. Logo, não haveria a necessidade de o clube contar com uma equipe de apoio.
No Brasil, os atletas só podem compor as divisões de base dos clubes até completarem 20 anos. Atualmente, Coudet conta no grupo principal do Inter com oito atletas com 18 ou 19 anos: os zagueiros Carlos Eduardo (18) e Pedro Henrique (19), os laterais Heitor (19) e Erik (19), o volante Johnny (18), o meia Praxedes (18) e os atacantes Peglow (18) e Guilherme Pato (19).
Logo, como a ideia colorada é aproveitar os jovens talentos cada vez mais cedo, o entendimento é de que não haveria sentido a existência de uma categoria de transição entre a base e o grupo principal. Com a decisão, os profissionais da comissão técnica do Inter B foram dispensados. Não houve rescisão de contrato com nenhum atleta.
Como as competições estaduais e nacionais estão suspensas por tempo indeterminado, devido à pandemia de coronavírus, não está definido como será a participação colorada nos campeonatos em que o clube era representado pelo time B, como a Copa FGF e no Brasileirão de Aspirantes. No caso desta última, o Colorado foi campeão em 2019, superando o Grêmio na final.
Confira a nota divulgada pelo Inter:
O Sport Club Internacional comunica que realizou uma reestruturação nas categorias de base. O sub-20 passará a ser o último estágio antes do grupo principal. Com base na consultoria da Double Pass e em alinhamento com a tendência mundial, acreditando na precocidade na formação e maior aproveitamento de atletas da base, optou-se pela extinção do time B.
Com as novas diretrizes, os profissionais de comissão técnica e apoio do sub-23 foram liberados. O Clube agradece a todos pelos serviços prestados e pelas conquistas durante o período e deseja sucesso na sequência de suas carreiras.