Se não houve Gre-Nais nos principais campeonatos de mata-mata da temporada, neste domingo (13) Grêmio e Inter decidiram o título do Brasileirão de Aspirantes. Melhor para o Colorado, que ficou com a taça graças a gol marcado por Pedro Lucas aos 50 minutos do primeiro tempo. Com a vitória por 1 a 0, o Inter tornou-se o primeiro bicampeão na história do torneio realizado desde 2017. O gol do atacante colorado mostrou que ter centroavante faz diferença. Do lado gremista, Da Silva teve desempenho abaixo da média, assim como no jogo de ida, quando perdeu um pênalti.
O time gremista teve a volta do artilheiro Ferreira no lugar de Guilherme Azevedo, que havia feito um bom jogo no Beira-Rio. Já o Inter teve mais alterações. Leocovick entrou no lugar de Roberto, cedido ao time profissional, Zé Gabriel saiu do meio-campo e assumiu a lateral-direta, Zé Aldo e Matheus Monteiro, que estavam suspensos, voltaram ao time titular e a maior mudança foi na casamata. Manu Corrêa assumiu o lugar de Ricardo Colbachini, que comanda o time principal contra o Santos. E as modificações coloradas, no começo, pareciam ter tido efeito. No lugar das ligações diretas, um time que buscava sair de trás tocando a bola. O jogo era muito mais equilibrado do que o da última segunda-feira, quando o domínio foi azul.
Tanto que a primeira tentativa da partida foi colorada. Aos quatro minutos, em uma cobrança de escanteio, Leocovick cabeceou livre e assustou Phelipe Megiolaro. O Grêmio tentou responder aos seis, mas Da Silva cabeceou fraco e para fora. Depois aos nove, o Colorado voltou a tentar abrir o placar em um voleio de Matheus Monteiro dentro da área, mas a bola passou longe do gol gremista.
A partir daí, o cenário do primeiro jogo se repetiria: pressão gremista e grandes defesas de Keiller. Primeiro, aos 13, em chute fraco de Isaque. Depois, aos 16, em chute de Da Silva e em duas tentativas de Ferreira.
Aos 26, o Inter reagiu em um chute de Zé Gabriel, que passou por cima do gol de Megiolaro. O Grêmio voltou a atacar em uma cabeçada de Ferreira, e depois em um chute de fora de Matheus Frizzo, que passou por cima do gol defendido por Keiller. Em dois lances, o Inter parecia ter voltado ao jogo. Aos 32 minutos, Juliano Fabro apareceu na frente e bateu de fora da área, mas não assustou o goleiro gremista. Logo após, aos 35, José Aldo fez uma boa jogada pelo lado direito de ataque colorado, cruzou para trás e Netto chegou batendo, a bola passou perto da trave e saiu.
A partir dos 36 minutos, só deu Grêmio. Jhonata Robert enfiou para Da Silva, que parou em Keiller. Depois, Isaque bateu e o goleiro colorado fez uma defesa fácil. Aos 40, Jhonata Robert bateu de fora e Keiller fez uma grande defesa. Aos 41 minutos, a melhor chance gremista na partida. Ferreira fez boa jogada pelo lado esquerdo, cruzou para área e Isaque bateu, mas Fábio Alemão tirou em cima da linha.
Quando as equipes já se preparavam para o término do primeiro tempo, Ferreira cometeu falta do lado esquerdo de defesa gremista. Na cobrança, Erik cruzou para área e o centroavante Pedro Lucas, quase caindo, cabeceou para dentro do gol: 1 a 0. Resultado que garantia o título para o time comandado por Manu Corrêa.
Na volta do intervalo, Thiago Gomes fez duas trocas. O meia Guilherme Azevedo entrou no lugar de Darlan, e Joanderson substituiu Da Silva. O Grêmio começou buscando o empate. No primeiro minuto, Ferreira fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Isaque, que sozinho, desperdiçou a oportunidade.
Sem conseguir o gol, o time do Grêmio começou a ficar nervoso e a errar passes fáceis no final do jogo. Aos 38, Thiago Gomes tentou mais uma vez mudar o rumo da partida, trocando Jhonata Robert por Matheusinho. No entanto, o Inter não deu brecha para o ataque gremista e o placar seguiu o mesmo: Inter bicampeão do Campeonato Brasileiro de Aspirantes.
BRASILEIRÃO DE ASPIRANTES - JOGO DE VOLTA DA FINAL - 13/10/2019
GRÊMIO (0)
Phelipe Megiolaro, Felipe, Ruan, Rodrigues e Jhonata Varela; Matheus Frizzo, Darlan (Guilherme Azevedo/int.), Ferreira (Tontini 28'/2º), Isaque (Léo Chu 20'/2º) e Jhonata Robert (Matheusinho 36'/2º); Da Silva (Joanderson/int.)
INTER (1 )
Keiller; Zé Gabriel, Fabio Alemão, Leocovick e Erik; Jéferson, Juliano Fabro (Edson, 14 '/2º) e José Aldo (José Vitor 40'/2º); Matheus Monteiro (Caio, 14 '/2º), Netto (Cesinho 40'/2º) e Pedro Lucas (Keslley 22'/2º).
GOL: Pedro Lucas (INT) aos 50 minutos do primeiro tempo.
CARTÕES AMARELOS: José Aldo, Fábio Alemão e Erik (Inter) Da Silva, Matheus Frizzo, Ruan e Jhonata Robert (Grêmio)
ARBITRAGEM: Douglas Schwengber da Silva, auxiliado por Tiago Augusto Kappes Diel e Mateus Olivério Rocha.
RENDA: não divulgada.
PÚBLICO: não divulgado
LOCAL: Estádio Centenário, em Caxias do Sul