A temporada de 2019 do Inter termina distante do que os colorados desejavam. O clube até chegou perto de conquistar um título, mas a derrota para o Athletico-PR na final da Copa do Brasil adiou o sonho de voltar a levantar uma taça nacional. No Gauchão, perdeu a final, nos pênaltis, para o Grêmio.
Na Libertadores, o Inter até se classificou como primeiro no grupo, deixando uma boa impressão, mas caiu nas quartas de final para o Flamengo. No ano, foram dois técnicos diferentes, além do interino Ricardo Colbachini.
Até o vice de futebol Roberto Melo não suportou a má fase e deixou o cargo. Pelo Brasileirão, só foi possível conquistar uma vaga na fase preliminar da Libertadores de 2020.
Confira as melhores partidas do Inter no ano:
13/3/2019 - Inter 2 x 0 Alianza Lima (Libertadores)
Foi a estreia do Inter no Beira-Rio na Libertadores. O resultado confirmou o 100% de aproveitamento da equipe nas duas primeiras rodadas. Aos sete minutos da primeira etapa, Pottker lançou Nico López na intermediária de ataque. O uruguaio dominou e disparou um chute rasteiro para abrir o placar. Doze minutos depois, foi a vez de Sobis acionar Nico. Ele dominou e bateu. A bola ainda desviou no zagueiro e foi parar no fundo do gol.
3/4/2019 - Inter 2 x 2 River Plate (Libertadores)
A partida marcou o encontro do Inter com o atual campeão da competição internacional. O confronto levou 47.012 torcedores ao Beira-Rio. O Colorado chegou a abrir 2 a 0 no clube argentino, com gols de Nico López e Edenilson. O River descontou ainda no primeiro tempo, com Lucas Pratto, e empatou na segunda etapa, com De La Cruz. O clássico foi a última partida do Inter sem a presença de Guerrero.
6/4/2019 - Inter 2 x 0 Caxias (Gauchão)
O confronto marcou a estreia do centroavante Paolo Guerrero. Com a vitória de 2 a 0, o outro gol foi marcado por Guilherme Parede, o Inter confirmou a presença na final do Gauchão contra o Grêmio. O gol do peruano foi marcado aos 36 minutos da partida. Camilo cobrou o escanteio e Guerrero, quase na marca do pênalti, saltou para cabecear e vencer o goleiro do Caxias.
1/5/2019 - Inter 2 x 1 Flamengo (Brasileirão)
Um jogo eletrizante no Beira-Rio marcou a estreia dos titulares do Inter no Brasileirão. O Flamengo, ainda comandado por Abel Braga, não tinha a força de agora, mas foi um grande adversário para a equipe gaúcha. Guerrero abriu o placar logo aos quatro minutos de partida. Arrascaeta marcou para o clube carioca no início da segunda etapa. O gol salvador foi de Sarrafiore. O argentino entrou no decorrer da partida e fez o 2 a 1 com um chute fora de fora da área.
17/7/2019 - Inter (5) 1x0 (4) Palmeiras (Copa do Brasil)
Talvez o melhor momento do Inter na temporada. Logo após a volta do recesso da Copa América, o desafio era reverter a derrota no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil. O gol colorado foi marcado por Patrick. Cuesta chegou a marcar o segundo, mas o lance foi anulado de forma equivocada pelo VAR. Nos pênaltis, Moisés errou uma cobrança para a equipe paulista e o Beira-Rio explodiu com a classificação para a próxima fase.
31/7/2019 - Inter 2 x 0 Nacional (Libertadores)
O confronto contra os uruguaios foi marcado por uma boa atuação do Inter. Com a classificação já encaminhada, por conta da vitória no jogo de ida, no Parque Central, os gols foram marcados por Rodrigo Moledo e Paolo Guerrero. Na partida, mais uma vez no ano o recorde de público foi batido. O total de presentes no Beira-Rio foi de 48.530 pessoas. De forma tranquila, o Inter obteve a classificação para enfrentar o Flamengo na fase posterior.
7/8/2019 - Cruzeiro 0 x 1 Inter (Copa do Brasil)
No jogo de ida da fase semifinal da Copa do Brasil, o Inter venceu o Cruzeiro no Mineirão e abriu vantagem na disputa. O gol colorado foi marcado por Edenilson, que aproveitou o rebote de uma falta batida por Guerrero e só empurrou para as redes. A partida marcou o centésimo jogo do técnico Odair Hellmann no comando do Inter. Além disso, um tabu foi batido. O Colorado não ganhava do rival no Mineirão desde 2004.
4/9/2019 - Inter 3 x 0 Cruzeiro (Copa do Brasil)
Após 10 anos, o Inter estava de volta a uma final de Copa do Brasil. Os gols da vitória sobre o Cruzeiro foram marcados por Guerrero, duas vezes, e Edenilson. Destaque para o belo gol anotado pelo volante. Depois de um lançamento preciso de Cuesta, ele só precisou aguardar a hora certa de tocar por cima do goleiro Fábio, que não teve chances de defesa. O rival na finalíssima da competição seria o Athletico-PR, que havia eliminado o Grêmio.
15/9/2019 - Atlético-MG 1 x 3 Inter (Brasileirão)
Uma das melhores partidas do Inter fora de casa no Brasileirão. Entre as finais da Copa do Brasil, o time reserva do Inter foi até Belo Horizonte e teve uma atuação destacada. O atacante William Pottker foi o craque do jogo, marcando dois gols e recuperando a moral com o torcedor. O outro gol foi marcado por Neilton. O confronto trouxe uma inovação do técnico Odair Hellmann quanto ao esquema de jogo. O 4-2-3-1 foi utilizado.
26/10/2019 - Bahia 2 x 3 Inter (Brasileirão)
A estreia de Zé Ricardo no Inter foi promissora. Com a vitória por 3 a 2 contra o Bahia, o Inter até se aproximou do G-4. Mesmo fora de casa, o time teve iniciativa e mostrou poder ofensivo. Isto já ficou claro na escalação, com Neilton, Guilherme Parede e Wellington Silva juntos na equipe. Mesmo com jogadores contestados, a estratégia ficou clara. Com velocidade, o Inter foi ofensivo, o que era um problema nas partidas anteriores.