O Inter caminha para mais uma decisão em sua história, desta vez, pela Copa do Brasil. No elenco colorado, um jogador se destaca quando o assunto é finais: Rafael Sobis. Na Libertadores, o atacante foi finalista três vezes, conquistando dois títulos. Já no torneio nacional, o camisa 23 chega à finalíssima pela terceira vez seguida, sendo que conquistou as duas últimas edições.
Em 2006, Sobis tinha apenas 21 anos quando disputou a final da Libertadores pelo Inter contra o São Paulo, atual campeão da América e do Mundo. No entanto, o jovem foi decisivo na partida de ida, no Morumbi, ao marcar os dois gols da vitória colorada por 2 a 1. Na volta, empate em 2 a 2 no Beira-Rio e título inédito para o clube gaúcho.
Quatro anos depois, o atacante retornou a Porto Alegre após passagens por Espanha e Emirados Árabes. Logo de cara, o Inter chegou novamente à final do torneio continental, tendo o Chivas Guadalajara pela frente. Do banco, Sobis viu seu time vencer os mexicanos por 2 a 1, fora de casa. No Beira-Rio, foi titular e marcou o primeiro gol colorado no triunfo por 3 a 2, resultando no segundo título.
No fim de 2014, após quatro temporadas pelo Fluminense, Sobis desembarcou no México para defender o Tigres, que disputaria a Libertadores do ano seguinte. Passando, inclusive, pelo Inter, nas semifinais, o atacante chegou a mais uma final do torneio com o time mexicano. Na decisão, porém, foi derrotado pelo River Plate.
Já a Copa do Brasil passou a constar no currículo de Rafael Sobis em 2017, com a camisa do Cruzeiro. Titular em algumas partidas, reserva, mas entrando em outras, o jogador ficou de fora do segundo jogo da final, contra o Flamengo, por suspensão. De fora, viu a equipe mineira ser campeã nos pênaltis. Em compensação, o gaúcho de Erechim foi um dos artilheiros da competição, com cinco gols.
No ano seguinte, mais uma decisão. Mesmo sem ser mais titular, Sobis entrava em algumas partidas, como na primeira da final, contra o Corinthians, vencida pelo Cruzeiro por 1 a 0 no Mineirão. Na volta, viu do banco mais um triunfo celeste, desta vez por 2 a 1, decretando o bicampeonato consecutivo da equipe.
Ao todo, Rafael Sobis tem 11 títulos na carreira. Destes, em dez disputou partidas finais, tendo marcado em cinco das decisões — além das duas Libertadores pelo Inter, anotou no Gauchão 2005, contra o 15 de Novembro, no Carioca 2012, contra o Botafogo, e no torneio Apertura do México, contra o Pumas. Agora, terá outra final pela frente, podendo conquistar mais uma taça, em sua terceira passagem pelo clube que o projetou para o futebol.
Veja a lista de títulos de Rafael Sobis:
Campeonato Gaúcho: 2004, 2005*, 2011
Copa Libertadores: 2006* e 2010*
Campeonato Carioca: 2012*
Campeonato Brasileiro: 2012
Campeonato Mexicano (torneio Apertura): 2015*
Copa do Brasil: 2017 e 2018
Campeonato Mineiro: 2018
*marcou gol na final