Uma queda durante a vitória do Inter sobre o Botafogo, por 3 a 0, no dia 29 de julho, encerrou a temporada do goleiro Danilo Fernandes. Titular absoluto do gol colorado até então, ele teve constatada uma ruptura no tendão do ombro direito em decorrência do lance.
O anúncio da lesão se deu em 3 de agosto, um dia antes do camisa 1 passar por uma artroscopia no local. A área ficou imobilizada por cerca de 45 dias, até que ele pudesse iniciar as primeiras atividades de recuperação.
A saída de Danilo abriu espaço para Marcelo Lomba, que se consolidou na meta colorada e encerrou o ano sendo eleito o melhor goleiro do Brasileirão, em votação promovida pela CBF.
Desta forma, Lomba passou de substituto a titular quase incontestável. Ciente disso, Danilo abriu mão de parte do período de férias para seguir frequentando o CT do Parque Gigante para fazer tratamento médico. A ideia é estar à disposição de Odair Hellmann já no dia 3 de janeiro, data marcada para a reapresentação do elenco do Inter.
O retorno de Danilo Fernandes aos trabalhos poderá abrir uma disputa acirrada pela posição de titular. A definição será de Odair e do treinador de goleiros, Daniel Pavan. Em entrevista para GaúchaZH, o jogador de 30 anos falou sobre o que espera para 2019.
Estarás em igualdade de condições com o Marcelo Lomba para o início da temporada?
Me preparei muito bem durante esse período de recuperação para voltar o quanto antes. No final da temporada, voltei a treinar com bola e parte física. Encurtei minhas férias para treinar e vou seguir uma preparação especial neste fim de ano para poder voltar em janeiro e estar 100% o mais rápido possível. Quero voltar a ajudar o Inter o mais rápido, dentro de campo.
Como foi este período de final de recuperação e a expectativa de retorno?
Quando voltei a treinar em campo, parecia o primeiro treino pelo clube, uma emoção especial. Ficar de fora é muito ruim, a gente sofre muito em não poder estar dentro de campo, ajudando. Sempre segui à risca tudo que o pessoal do clube me passou para ter a melhor recuperação possível. Agradeço a todos do estafe do clube.
Pelo fato de o Inter ter dois goleiros de destaque nacional, é normal o assédio. Houve algum? Pensa em sair para ser titular absoluto em algum outro clube?
Esse é um bom problema para cabeça do Odair. O que o Lomba fez no campeonato não foi surpresa para mim. Ele é um grande goleiro. Mas claro que vou trabalhar pelo meu espaço e seguir fazendo história no Inter. Esse clube é muito grande, e quero deixar meu nome marcado. Meu empresário me passou que alguns clubes ligaram para ele, mas eu disse que não queria saber de nada, estou focado na minha recuperação para poder voltar a jogar o mais rápido possível.