A três jogos do fim do Brasileirão, Fabiano avaliou o ano do Inter. Para o lateral, há pontos positivos e negativos a serem destacados. Entre as coisas boas, está a afirmação de um time que sofreu com a desconfiança no início da temporada. Por outro lado, fica a sensação de que, se tivesse segurado o resultado em partidas em que saiu na frente, o título poderia ser uma realidade mais concreta.
— Estamos fazendo uma grande temporada, um grande ano, mesmo com toda a desconfiança do início da competição. Sabendo da qualidade do nosso elenco, podíamos almejar coisas grandes na competição. Sabemos que, se a gente tivesse um pouquinho mais de concentração em jogos que a gente saiu com o placar a favor, mas não conseguimos segurar o resultado, podia ter obtido as vitórias. A gente precisa olhar pelo lado positivo. Temos que manter foco e concentração para terminar o ano bem — avaliou.
Fora do último jogo do Inter, contra o Botafogo, por suspensão, Fabiano reconheceu que as partidas na fase final do Brasileirão têm peso diferente. Se tivesse ganho dos cariocas, por exemplo, a equipe de Odair Hellmann poderia encurtar a distância para o líder Palmeiras, que apenas empatou com o já rebaixado Paraná:
— A gente sabe que, dentro de uma competição como o Brasileiro, tendo 38 rodadas, a cada jogo são os três pontos, ou o empate, que é um ponto, e a derrota, que você não pontua. Tem os jogos-chave. Enfrentar a equipe, que também está em busca da vaga na Libertadores, não tendo assegurado a vaga direta na Libertadores, tendo a possibilidade da conquista do título. É um jogo diferente, contra grande equipe. Motivação tem que ser para cada jogo. Esses jogos são diferentes. Você sabe que pode ser decidido no detalhe. São jogos que fazem muita diferença na competição.