Com o 0 a 0 diante do Cruzeiro, no Mineirão, o Inter se manteve firme e somando pontos fora de casa na busca pela liderança do Campeonato Brasileiro. Na quarta-feira, a dura sequência colorada no Brasileirão terá prosseguimento: Flamengo, no Beira-Rio, e, no domingo, o Gre-Nal, com mando colorado.
O Cruzeiro da Libertadores e da Copa do Brasil foi para cima do Inter desde os primeiros minutos de jogo. E os colorados puderam lembrar aquele duro começo de Campeonato Brasileiro. Até os 15 minutos, foram raras as vezes nas quais o Inter conseguiu cruzar o meio-campo com alguma qualidade. No mais, um paredão parecia ter sido armado na intermediária de defesa colorada. A bola batia e voltava, batia e voltava. Antes dos 10 minutos Marcelo Lomba já havia feito duas defesas salvadoras, ambas cara a cara com os adversários, que encontraram caminho livre pela direita, sobre Edenilson, Zeca e Emerson Santos.
A partir dos 20 minutos, o Inter conseguiu controlar um pouco melhor a pressão dos donos da casa, ainda que não fizesse qualquer menção de chegar com alguma contundência ao gol de Fábio. O 28º minuto do clássico marcou a primeira investida do Inter perto do gol. Zeca cruzou da direita, Nico desviou de cabeça para fora.
Mais tarde, aos 37 minutos. o Inter assustou mesmo com Wiliam Pottker. Recebeu a bola e foi área adentro, arrastando três marcadores com ele e acertando um violento chute no travessão. No rebote, Iago bateu por cima. Com mais duas boas chegadas ao ataque, a equipe de Odair Hellmann por pouco não saiu na frente. O Inter foi dar as caras no Mineirão quase ao final do primeiro tempo.
Com os titulares do Cruzeiro jogando todas as competições, até o Brasileirão, o plano de Mano Menezes era vencer a partida nos minutos iniciais. Não conseguiu, apesar da pressão dos primeiros minutos, e o time parecia sentir o desgaste de decisões em cima de decisões. Ainda assim, com 55 segundos do segundo tempo, Raniel só não marcou porque Lomba estava atento.
O Cruzeiro fez 1 a 0, com Raniel, de cabeça, aos cinco minutos, em falha da defesa e de Lomba. A arbitragem, porém, marcou um suposto empurrão do volante em Iago. E anulou o lance. O Inter não voltou bem do vestiário e voltou a ser acossado.
Aos 18 minutos, Odair mandou D'Alessandro a campo no lugar de Nico. Depois, aos 22, Damião por Jonatan. Mas o panorama do clássico pouco se alterou e o Cruzeiro seguiu bem melhor em campo. O Inter tratava de se defender. E Fabiano substituiu Zeca para garantir o sucesso dessa missão.
O clássico do Mineirão repetiu o placar do primeiro turno, no Beira-Rio, o Inter já soma dois 0 a 0 seguidos, contra Palmeiras e Cruzeiro, mas segue firme na caça ao líder do Brasileirão, o São Paulo.
Brasileirão — 22ª rodada — 2/9/2018
CRUZEIRO
Fábio; Edilson, Léo, Dedé e Egídio; Ariel Cabral (Mancuello, 36'/2°), Lucas Silva, Bruno Silva (Rafinha, 22'/2º), Thiago Neves e De Arrascaeta; Raniel (Barcos, 27'/2°)
Técnico: Mano Menezes
INTER
Marcelo Lomba; Zeca (Fabiano, 33'/2°), Emerson Santos, Victor Cuesta e Iago; Rodrigo Dourado, Edenilson, Patrick, Nico López (D'Alessandro, 18'/2°) e William Pottker; Jonatan Alvez (Leandro Damião, 22'/2°)
Técnico: Odair Hellmann
Cartões amarelos: Léo, Lucas Silva, Thiago Neves (C); Patrick, Jonatan Alvez (I)
Renda e público: não divulgados
Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio (Fifa), auxiliado por Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa) e Bruno Raphael Pires (trio goiano)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte
Próximo jogo
Inter x Flamengo
Quarta-feira
5/9
21h45min
Beira-Rio