As dificuldades financeiras do Inter na atual temporada são conhecidas. Afinal, o clube lida com um déficit histórico, de R$ 62,5 milhões, ainda fruto de um não tão distante rebaixamento, e o ano de castigo na Série B. E isso terá reflexo nas contratações para a sequência da temporada.
Por isso, cada real que ingressa no clube é comemorado, como foram com as negociações de Anselmo e de Valdívia, ambos para o mundo árabe, e como será quando o Manchester United repassar ao Beira-Rio a fatia do Mecanismo de Solidariedade da Fifa pela compra de Fred. O recuo do Real Madrid na compra de Alisson à Roma não chega a assustar a direção colorada. Há o entendimento que o goleiro da Seleção Brasileira será vendido a um gigante na janela de agosto, mesmo que não seja para o Real - por 80 milhões de euros, o que daria cerca de R$ 17 milhões ao Inter, pelos 5% de direito de formação do atleta.
O Inter deverá ir ao mercado breve. No futebol brasileiro, as opções são escassas. Willian Arão, volante do Flamengo, está na mira colorada, mas os cariocas podem negociá-lo aos portugueses do Sporting. Rômulo, o volante gaúcho do Hellas Verona, e que já defendeu a seleção italiana, foi sondado pelo Inter, mas a negociação não foi adiante.
A direção colorada mira nesse meio de temporada armador, atacante e volante - mesmo que Rithely deva assinar contrato nas próximas semanas, assim que passar por nova revisão médica, após ter sido submetido à cirurgia no púbis, no Hospital Mãe de Deus. Os reforços, porém, são cirúrgicos, pontuais.
- Não vamos trazer por trazer - avisa o diretor executivo do Inter, Rodrigo Caetano. - O momento para contratar não é dos melhores. É uma época difícil, há pouco dinheiro para investir agora, e boa parte do orçamento para o ano já está comprometida - comentou o dirigente.
Assim, o Inter observa o futebol do Exterior para repatriar jogadores. China, Oriente Médio e Europa são praças de interesse do clube.
- Só vamos trazer jogadores que realmente agreguem qualidade ao nosso time. Não podemos ter um grupo inchado - afirmou Caetano.
Os reforços colorados deverão desembarcar em Porto Alegre em fins de julho ou no início de agosto. A janela das federações da Europa atrapalha as negociações, ainda mais com a Copa do Mundo em andamento. Ao elenco principal de Odair Hellmann, que irá para a intertemporada na cidade de Atibaia (SP), a partir de 4 de julho, serão incluídos os meias José Aldo, de 19 anos, e o argentino Martín Sarrafiore. O zagueiro Fábio Alemão, de 21 anos, atualmente no time de aspirantes, também poderá integrar a delegação, uma vez que Thales foi submetido a uma artroscopia no joelho direito 10 dias atrás, e perdeu espaço no grupo para Klaus e Danilo Silva.
Entre chegadas e partidas, o Inter espera para os próximos dias uma definição sobre o futuro de Fernando Bob. O volante, remanescente dos renegados de janeiro, que passaram a treinar no CT de Alvorada - Anderson, Silva, Taiberson, Seijas, Eduardo Henrique, Marquinhos e Alan Costa -, negocia com o futebol dos Estados Unidos. Uma lesão, porém, atrasou as negociações. Bob sofreu uma pancada em um treino com o time sub-23, e deverá permanecer por até duas semanas afastado dos treinos. Bob deverá ser emprestado a um clube norte-americano, e, como o seu vínculo com o clube se encerra ao final dessa temporada, ele não voltará mais ao Inter.