O Inter deverá fazer uma semana de intertemporada fora de Porto Alegre durante a parada para a Copa do Mundo. O clube ainda trabalha para confirmar o destino, mas a tendência é de que seja em Atibaia, na região metropolitana de São Paulo. A cidade tem centros de treinamentos de alto nível, com campos de primeira qualidade, temperatura amena e vários times para fazer amistosos e jogos-treino. As datas ainda não estão definidas.
A oficialização da programação deve ocorrer até segunda-feira. Mas o esboço está feito: férias, reapresentação, exames, treinos, viagem, amistosos e recomeço de campeonato. Até porque, depois da pausa para o Mundial, serão quatro jogos como visitante e três no Beira-Rio. E quatro partidas em 11 dias.
De quarta-feira que vem, quando a equipe enfrentará o Vasco, pela 12ª rodada do Brasileirão, até 18 de julho, na retomada, diante do Atlético-PR, serão 35 dias de intervalo. Os jogadores e a comissão técnica receberão 10 dias de férias, marcando a reapresentação para 25 de junho, uma segunda-feira pela manhã. Entre exames médicos e fisiológicos e preparação física, a ideia é ficar pelo menos uma semana trabalhando no CT Parque Gigante.
O período seguinte é o que carece de confirmação. Mas existe uma tendência bem encaminhada. Houve contato da direção colorada com empresários de Atibaia para passar ao menos uma semana da intertemporada por lá. O local já recebeu dezenas de times e até de seleções brasileiras de base.
Para o Inter, a qualidade dos CTs será somada a um clima mais agradável, fugindo do rigor do inverno gaúcho. Como a região abriga uma vasta gama de equipes, facilitará a logística para disputar partidas. Não existe, até o momento, a intenção de disputar torneios nesta parada.
Para realizar uma intertemporada tranquila — e usar o período, entre outras coisas, para testar variações táticas, recuperar jogadores e aumentar o entrosamento —, o técnico Odair Hellmann pretende estar na parte de cima da tabela do Brasileirão:
— O campeonato é dividido em duas partes. Uma termina na semana que vem, e trinta e tantos dias depois vem a segunda perna do campeonato. Nosso objetivo é estar o mais próximo do líder, no bolo, para depois da Copa brigar pelas melhores colocações no campeonato.
JOGOS ATÉ O FINAL DO 1º TURNO
Antes da Copa
- 10/6 - Santos (f)
- 13/6 - Vasco (c)
Depois da Copa
- 18/7 - Atlético-PR (f)
- 22/7 - Ceará (c)
- 25/7 - América-MG (f)
- 29/7 - Botafogo (c)
- 5/8 - Atlético-MG (f)
- 12/8 - Fluminense (f)
- 19/8 - Paraná (c)