O Inter conquistou o Brasileirão de Aspirantes. A final do torneio para jogadores de até 23 anos de idade foi disputada na Vila Belmiro e, com o empate em 1 a 1, a equipe do técnico Ricardo Colbachini se sagrou campeã.
Com a vantagem construída no Beira-Rio, quando bateu o Santos por 3 a 1 no jogo de ida das finais, o Inter se mostrou maduro para administrar a partida na Vila Belmiro. Mesmo com o forte calor e sob a pressão do adversário, que precisava fazer ao menos 2 a 0 para levar a decisão para os pênaltis, a equipe de Ricardo Colbachini conseguiu controlar as ações defensivas e ainda criar boas chances no ataque. Aos 10 minutos, atacante colorado Ronald foi derrubado por Gregore na área, mas o árbitro não marcou o pênalti.
Aos poucos, sem conseguir um ataque mais forte nem mesmo uma conclusão perigosa ao gol de Igor, o Santos começou a se mostrar nervoso em campo. O Inter agradeceu. Aos 43 minutos, Fernandinho fez grande jogada, passou por três e encontrou Joanderson na área, que escorou para Ronald bater de primeira. No travessão.
Aos 46 minutos, porém, em lance de contra-ataque, Diego Cardoso recebeu na área. E, marcado somente por Fábio Alemão, não teve dificuldades para bater cruzado e vencer Igor. O primeiro tempo chegou ao fim com a vantagem do Santos, mas com um Inter tentando se manter firme em campo e ainda tendo o resultado para o título a seu favor.
Na segunda etapa, o Inter manteve a boa atuação do primeiro tempo e conseguiu evitar uma pressão santista em busca do segundo gol. Colbachini promoveu duas mudanças na equipe: tirou Fernandinho e Ramon e mandou a campo Mossoró e Iago. A troca deu certo. Aos 27 minutos, Mossoró fez boa jogada pela esquerda e passou para Joanderson concluir sem chances para o goleiro Gabriel. Depois do empate, o Inter tratou de recuar a equipe e esperar para contra-atacar. Ansioso, o Santos tentou ainda marcar dois gols para levar a decisão para os pênaltis. Mas não teve sucesso e o empate garantiu o título colorado em Santos.
Além do goleiro Igor, destaque do Inter na finais, o ex-volante e atual lateral-direito Valdemir, o meia Jéferson, além dos atacantes Ronald e Joanderson poderão ser aproveitados no elenco principal por Odair Hellmann já na pré-temporada.
- Sabíamos que a vantagem não nos ajudaria muito. Por isso fomos ao ataque na Vila Belmiro - comemorou o atacante Ronald, eleito o craque do campeonato.
- É o título mais importante da categoria e nós conseguimos conquistá-lo. O Brasileirão foi uma ótima vitrina para que pudéssemos aparecer na temporada - disse Joanderson, autor do gol de empate contra o Santos.
- O time do Santos é muito agressivo em casa, por isso precisávamos fechar mais a equipe. E conseguimos. É o meu décimo título pelo Inter. Nosso clube é acostumado a vencer e 2018 será um grande ano. Vamos voltar com tudo para a Série A - festejou Colbachini.
Após receber a taça e as medalhas pelo título, os colorados puxaram o coro de "o campeão voltou" e de "ão, ão, ão, Primeira Divisão".
O Inter atuou com Igor; Valdemir, Fábio Alemão, Windson e Bertotto; Ramon (depois Iago), Jéferson e Ronald; Álvaro, Fernandinho (depois Mossoró) e Joanderson (depois André). T: Ricardo Colbachini.