O ingresso de Mayk na lateral acirrou a disputa na ponta esquerda do Grêmio para o Gre-Nal deste sábado (19). O favorito para a posição ainda é Aravena, titular nos últimos três jogos seguidos. Porém, a entrada de um defensor mais marcador do que Reinaldo naquele flanco aumenta a possibilidade de Soteldo recuperar a vaga no time titular.
O principal motivo para o chileno ter ganho espaço nos últimos jogos em relação ao venezuelano é a necessidade de o técnico Renato Portaluppi ter um atacante mais forte na recomposição para compensar os apoios de Reinaldo. Contudo, no clássico, o lateral titular estará suspenso, o que pode mudar o perfil do ponta escolhido.
A última vez em que tanto Aravena quanto Soteldo estiveram à disposição foi na vitória contra o Fortaleza, no dia 4, quando o venezuelano ficou no banco — embora tenha entrado no segundo tempo e marcado um belo gol. Contudo, para o início do jogo, a melhor recomposição do chilenos pesou para a escolha na ocasião.
Já no empate com o Botafogo, no dia 28 de setembro, Soteldo foi poupado por desgaste, enquanto na derrota para o Atlético-MG, na última quarta (9), o atacante estava à serviço da seleção de seu país.
Agora, no clássico, Renato volta a ter os dois pontas juntos à disposição, e o fato de Mayk, um lateral defensivo, ser titular aumenta a possibilidade de Soltedo ganhar uma nova chance.
Além do ponteiro esquerdo, Renato terá que definir o parceiro de Villasanti na dupla de volantes. O favorito é Dodi, mas Pepê, também titular nos últimos três jogos, não pode ser descartado. Já na defesa, Kannemann faz tratamento por conta de um desconforto muscular e deve compor a dupla de zaga com Jemerson.
O time do Grêmio será definido a partir do treino desta segunda (14) à tarde, que marca a representação do grupo após quatro dias de folga. A provável escalação tem: Marchesín; João Pedro, Jemerson, Kannemann e Mayk; Dodi (Pepê) e Villasanti; Edenilson, Cristaldo e Aravena (Soteldo); Braithwaite.
O Gre-Nal será no sábado (19), às 16h, no Beira-Rio.