Sem Renato Portaluppi, suspenso, e após o afastamento de Alexandre Mendes, o Grêmio terá três membros da comissão técnica no comando da equipe para a partida contra o Flamengo, no domingo (22).
Dois deles ficarão à beira do campo. Marcelo Salles assinará a súmula como técnico interino. Trazido do Flamengo no final de 2022, o profissional de 46 anos terá o também auxiliar James Freitas como parceiro no banco de reservas e o coordenador do setor de análise, Fernando Lazaro, nas cabines.
Conheça melhor cada um deles
Marcelo Salles
O responsável por comandar o clube gaúcho no final de semana reencontrará, inclusive, um velho conhecido.
Marcelo Salles começou sua carreira no rubro-negro carioca, em 2000. Foi assistente técnico de Joel Santana, em 2005, e fez parte da comissão de Andrade, em 2009, quando a equipe conquistou o Brasileirão.
Deixou o Flamengo em 2010, tendo passagens por Brasiliense, Cruzeiro, Bahia e Vasco, entre outras equipes. Voltou ao clube carioca em 2019 como assistente e acabou comandando a equipe principal entre a saída de Abel Braga e a chegada de Jorge Jesus.
Acabou afastado do clube em 2020, mas voltou no ano seguinte, onde permaneceu até ser anunciado pelo Tricolor. Ele é filho de Marco Antônio, tricampeão mundial com a Seleção Brasileira em 1970.
James Freitas
O auxiliar foi recontratado pelo clube nesta temporada para ser da comissão técnica permanente do clube — Marcelo Salles faz parte da equipe de Renato Portaluppi.
James Freitas trabalhou no Grêmio entre 2012 e 2015, exercendo as funções de técnico do sub-20 e auxiliar do time profissional, função para a qual retornaria em 2022. Nas duas passagens, o assistente trabalhou com os técnicos Roger Machado e com o próprio Renato Portaluppi.
Além do Coritiba, de onde saiu para assumir a posição no Tricolor, o profissional já trabalhou em clubes como Palmeiras, Fluminense, Athletico-PR, Cruzeiro e Cerro Porteño-PAR.
Fernando Lazaro
Ele foi contratado no fim da temporada de 2023 para ser coordenador de análise e desenvolvimento no departamento de futebol. Lazaro assumiu importante papel no ambiente do futebol do Grêmio e, neste domingo, ficará em uma das cabines da Arena para repassar orientações aos auxiliares à beira do campo.
Antes, Fernando Lazaro era auxiliar técnico permanente do Corinthians. No início de 2023, ele chegou a ocupar a função de treinador da equipe até a chegada de Cuca, em abril — foram foram 24 partidas, sendo 14 vitórias, seis empates e quatro derrotas.
Lazaro possui relação bastante estreita com o clube paulista, pelo qual começou a trabalhar em 1999. O profissional foi um dos responsáveis pela estruturação do setor de análise de desempenho e contribuiu com os títulos mundiais de 2000 e 2012, na Libertadores de 2012 e na Recopa Sul-Americana de 2013.
Ele tem todos os cursos de treinador de futebol de Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O paulistano de 42 anos esteve na Copa do Mundo de 2018 como analista da Seleção Brasileira e fez parte da comissão técnica que conquistou a Copa América de 2019, mesmo ano em que também passou pelo Lyon, da França.
Quer receber as notícias mais importantes do Tricolor? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Grêmio.