O Grêmio acertou a contratação do auxiliar-técnico James Freitas, 56 anos, que estava no Coritiba. O profissional, que já teve duas passagens pelo Tricolor, chega para reforçar a comissão permanente do clube e trabalhar em parceria com o técnico Renato Portaluppi na organização dos treinos, na análise dos jogos e na observação dos adversários, entre outras funções.
A chegada de um novo auxiliar era uma meta da direção. Afinal, hoje os três assistentes, Alexandre Mendes, Marcelo Sales e Victor Hugo Signorelli, integram a equipe de Renato Portaluppi e deixariam o Tricolor em caso de uma eventual saída do treinador. O novo profissional chega para integrar a equipe permanente do clube.
James Freitas trabalhou no Grêmio entre 2012 e 2015, exercendo as funções de técnico do sub-20 e auxiliar-técnico do time profissional, função para a qual retornaria em 2022. Nas duas passagens, o assistente trabalhou com os técnicos Roger Machado e o próprio Renato Portaluppi.
Apesar de aparecer pouco na mídia, James Freitas é, há algum tempo, bastante elogiado por treinadores e dirigentes de diversas gestões do Tricolor pelo seu conhecimento tático e sua importância nos bastidores. Além do Coritiba, o profissional já trabalhou em clubes como Palmeiras, Fluminense, Athletico-PR, Cruzeiro e Cerro Porteño-PAR.
James Freitas já pediu o desligamento do Coritiba e será anunciado no Grêmio nos próximos dias.