A chegada do Grêmio a Caxias do Sul, na tarde deste sábado (29), foi marcada por protesto da torcida e confusão. No desembarque, objetos foram arremessados contra o ônibus, o que motivou a intervenção da Brigada Militar com disparos de bala de borracha. Em meio ao clima de tensão, o Tricolor precisa vencer o Fluminense neste domingo no Estádio Centenário e ainda torcer por uma combinação de resultados para deixar o Z-4 do Brasileirão.
Quando o ônibus do Grêmio se aproximou do portão do hotel Intercity, por volta de 16h20min, os gremistas presentes estenderam duas faixas. Uma continha os dizeres: "O apoio não se termina, a paciência sim. Elenco vagabundo". Já a outra expunha a frase: "Fora Brum", se referindo ao vice de futebol Antonio Brum. Quando o veículo passou em meio à torcida para ingressar no hotel, objetos foram arremessados e alguns torcedores chutaram o veículo, além de disparar rojões, o que motivou a intervenção da Brigada Militar.
A partir da entrada do ônibus no complexo do hotel, a tensão se dividiu em dois focos. No lado de fora, policiais dispersaram parte dos torcedores com disparos de bala de borracha. Na parte interna, outros torcedores conseguiram entrar e acompanhar a passagem dos jogadores para o interior do edifício. A maioria dos atletas foi recebida com vaias, gritos de ordem e cobranças, mas de forma pacífica.
O goleiro Marchesín e os zagueiros Pedro Geromel e Kannemann foram os únicos atletas "poupados", sendo até ovacionados pelos torcedores. No total, entre os que ficaram do lado de fora e os que protestaram do lado de dentro, cerca de 100 gremistas acompanharam a chegada tricolor a Caxias.
Alterações
Em meio a este clima de tensão, o técnico Renato Portaluppi prepara mudanças na escalação do Grêmio. Conforme apurado por Zero Hora, o treinador testou no decorrer da semana uma equipe sem centroavante e com Edenilson no meio-campo, o que pode acarretar inclusive uma alteração no esquema tático.
Se a ideia for colocada em prática, Galdino e João Pedro Galvão ficarão no banco de reservas e os atletas mais avançados seriam Gustavo Nunes e Pavon. Na zaga, Gustavo Martins e Kannemann foram poupados de alguns treinos por questões físicas, mas viajaram e podem ser utilizados, embora não tenham presença assegurada no time titular.
Com base nisso, o provável time tricolor tem: Marchesín; João Pedro, Pedro Geromel, Gustavo Martins (Rodrigo Ely) Rodrigo Ely e Reinaldo; Dodi, Pepê, Edenilson e Cristaldo; Gustavo Nunes e Pavon.
O Grêmio enfrenta o Fluminense neste domingo (30), às 16h, no Estádio Centenário.