Os retornos de Matheus Henrique e Walace ao Brasil reforçarão o caixa do Grêmio. O Tricolor receberá aproximadamente R$ 1,4 milhão de mecanismo de solidariedade da Fifa pela compra feita por parte do Cruzeiro dos dois volantes. Cada um dos jogadores custou cerca de 6 milhões de euros, R$ 36 milhões na cotação atual, ao time mineiro.
O Grêmio receberá o equivalente 1,94% dos valores da negociação de Matheus Henrique . O percentual da negociação de Walace é semelhante, 1,95%, de acordo com dados do Footlink. O Tricolor teria direito a uma cláusula de mais valia de 10% no caso de Matheus, se a venda for superior ao valor de 10 milhões de euros.
O mecanismo de solidariedade da Fifa é uma forma de recompensar os clubes formadores de atletas negociados. O valor definido é calculado pelo período, e as faixas etárias, que os atletas estão registrados no clube.
Existe a expectativa de que outros jogadores formados na base gremista também troquem de clube nesta janela de transferência e rendam mais alguns milhões ao Grêmio. É o caso do atacante Pepê, do Porto, e também do lateral-direito Vanderson, Mônaco-FRA.