O Grêmio tem interesse na contratação do centroavante inglês naturalizado jamaicano Michail Antonio, 34 anos, do West Ham-ING. Maior goleador da história do clube inglês na Premier League, o atacante se enquadra no perfil traçado pela direção por ser experiente e afirmado em uma grande liga. Sonho antigo do clube, o atleta é um dos principais nomes no radar tricolor para a próxima janela, que será aberta no dia 10 de julho.
Na mira gremista desde a janela de janeiro, Michail Antonio em tese tem contrato com o West Ham-ING apenas até o próximo domingo (30). No entanto, o clube inglês tem a preferência para estender o vínculo por mais uma temporada e ainda não comunicou o estafe do atleta se a opção será exercida. Por isso, o Grêmio monitora essa situação antes de fazer uma investida.
Caso o West Ham decida estender o vínculo, a direção gremista teria que negociar uma liberação com os ingleses, tornando a contratação mais difícil. Caso contrário, Michail Antonio ficaria livre no mercado, abrindo caminho para um acerto com os gaúchos. Segundo o site Athletic, o clube inglês rejeitou uma proposta de cerca de 2 milhões de libras do Tricolor pelo atleta, informação que é negada nos bastidores da Arena.
O fato é que, embora não seja o único nome avaliado pelo Grêmio, Michail Antonio se enquadra no perfil buscado para o ataque, por ser um centroavante experiente e afirmado em uma grande liga, com capacidade para disputar posição com Diego Costa ou, no mínimo, substituir o hispânico-brasileiro à altura.
Além de ser o maior goleador da história do West Ham na badalada Premier League, Michail Antonio foi convocado duas vezes para a seleção inglesa, por dois treinadores diferentes: em 2016, por Sam Allardyce, e em 2018, por Gareth Southgate. Na primeira, não foi aproveitado por opção do técnico. Na segunda, acabou sendo cortado por conta de uma lesão.
Como não entrou em campo efetivamente pela seleção inglesa e não recebeu novas oportunidades, o centroavante optou por se naturalizar jamaicano, estreando pela seleção caribenha em 2021. O atleta defende a Jamaica na Copa América 2024, que está em andamento nos Estados Unidos, e inclusive marcou um gol na derrota por 3 a 1 da Jamaica para o Equador.
Na temporada 2023/24, Michail Antonio marcou sete gols e deu duas assistências em 32 partidas pelo West Ham. Na visão do Grêmio, o nível de dificuldade da Premier League, onde o atleta atua há quase dez anos por um clube tradicional e com grande torcida, credencia o atacante como uma opção no mercado capaz de desequilibrar no futebol brasileiro.
Além do inglês naturalizado jamaicano, o Grêmio monitora outros nomes no futebol europeu, com o mesmo perfil: experiente e afirmado em uma grande . Em paralelo, o clube tenta a contratação de Deyverson, que está litígio com o Cuiabá e viria como uma alternativa para grupo.