Morreu neste sábado (24) o advogado, radialista e conselheiro do Grêmio Luiz Carlos Silveira Martins, o Cacalo, aos 73 anos. Ele deixa os filhos Eduardo, Roberto e Rafael.
Cacalo foi um dos dirigentes mais importantes da história do Grêmio. Com atuação entre o final dos anos 1980 e década de 1990, ele participou de grandes conquistas do clube, com destaque para Libertadores de 1995, Brasileirão de 1996 e duas Copas do Brasil, em 1994 e 1997.
Cacalo foi convidado pelo então diretor da Rádio Gaúcha, Armindo Antonio Ranzolin, para participar do Sala de Redação em 2001. Na época, ele já estava afastado do Grêmio e atuava como comentarista do programa Lance Final, nas noites de domingo da RBS TV, em que debatia a rodada da dupla Gre-Nal ao lado do colorado Ibsen Pinheiro.
Ficou no Sala até 2018, apresentando comentários inteligentes e com, eventualmente, alfinetadas ao Inter, que despertavam a ira de torcedores e dos componentes do programa identificados com o Colorado. Luiz Carlos Martins também assinava a coluna Paixão Tricolor no Diário Gaúcho e em GZH.
Em 2023, Cacalo foi escolhido como novo patrono do Grêmio. Ele teve a indicação aprovada pelo Conselho Deliberativo do clube.