O Grêmio tem um novo patrono. Luiz Carlos Pereira Silveira Martins, o Cacalo, teve a indicação aprovada pelo Conselho Deliberativo do clube na noite desta quinta-feira (10), com 267 votos a favor, e será o quarto gremista a ocupar o posto na história. A votação ainda registrou duas abstenções. Aurélio de Lima Py, Fernando Kroeff e Hélio Dourado completam a relação de patronos do Tricolor.
— Com toda a sinceridade, todos os companheiros que estão aqui poderiam estar no meu lugar. Todos trabalham para o Grêmio. Alguns por menos tempo apenas. Mas o nosso objetivo é trabalhar em prol do clube. Tenho essa honraria inesquecível. Fui escolhido pela gentileza do Conselho Deliberativo — comentou Cacalo.
A eleição teve apoio maciço de gremistas históricos e uma campanha nas redes sociais pedindo a aprovação. Felipão, quando esteve com o Atlético-MG, na Arena, para o confronto com o Grêmio, foi uma das vozes a pedir que os conselheiros reconhecessem Cacalo com a honraria.
O presidente Alberto Guerra, outros membros da atual gestão e ex-presidentes gravaram vídeos solicitando os votos para a eleição desta quinta. Renato Portaluppi, Paulo Nunes, Danrlei, Luís Carlos Goiano e Carlos Miguel foram alguns dos ex-atletas que também participaram dos pedidos.
A cerimônia de inclusão da foto de Cacalo na galeria de patronos está prevista para ocorrer na semana de aniversário do Grêmio, celebrado em 15 de setembro.
Advogado, radialista e conselheiro do clube, Cacalo é um dos mais vitoriosos dirigentes na história tricolor. Com atuação entre o final dos anos 1980 e na década de 1990, participou de grandes conquistas. Destaque para os títulos da Libertadores de 1995, Brasileirão de 1996 e duas Copas do Brasil, em 1994 e 1997.
Além de passagens de sucesso no futebol, Cacalou também ocupou o cargo de vice-presidente nas áreas jurídica e administrativa. Também foi presidente do Grêmio no biênio 1997-1998.
Segundo o estatuto do clube, o posto de patrono recebe as mesmas honras de quem ocupa o cargo de presidente. Além de servir como mais uma voz no conselho consultivo, que reúne ex-presidentes, concede a prerrogativa de participar das reuniões do Conselho de Administração do Grêmio.
Títulos de Cacalo pelo Grêmio:
- Gauchão (1993)
- Copa do Brasil (1994)
- Copa Renner (1995)
- Gauchão (1995)
- Libertadores (1995)
- Torneio Cidade de Porto Alegre (1996)
- Copa Sanwa Bank (1996)
- Recopa Sul-America (1996)
- Gauchão (1996)
- Campeonato Brasileiro (1996)
- Copa do Brasil (1997)
- Troféu Colombino (1997)
- Torneio Internacional de Pequim (1998)