O Grêmio poderá ter, pelo segundo jogo seguido, uma das principais promessas da base do clube no banco de reservas da equipe principal nesta quinta-feira (4), no duelo com o Palmeiras, em Caxias do Sul. Trata-se de Alysson Edward, atacante de 18 anos, que tem sido lapidado pelo técnico Renato Portaluppi e vira alternativa para a ponta direita do time.
Natural de Apucarana, no interior do Paraná, Alysson integra as categorias de base do Grêmio desde 2018, quando tinha 12 anos. Em abril, o jovem completou 18 anos e assinou contrato até dezembro de 2028, com multa na casa dos 60 milhões de euros (aproximadamente R$ 356 milhões na cotação atual).
— É um atacante canhoto, jogador de drible, velocidade. Joga pelas extremas e também de centroavante. Tem bom chute de perna esquerda e muito bom no cabeceio — resumiu Círio Quadros, coordenador técnico da base do Grêmio.
O perfil físico o diferencia de Gustavo Nunes e Nathan Fernandes. Embora atue preferencialmente pela direita, também pode ser utilizado pela esquerda ou até mesmo centralizado no ataque, especialmente por conta da boa estatura, com 1m84cm de altura.
Patrocinado pela Nike, o garoto é agenciado pela empresa AGN, com sede em Porto Alegre e com diversos jogadores na base da dupla Gre-Nal, e está inscrito até mesmo na lista do Grêmio na Libertadores, com a camisa 47. O técnico Renato Portaluppi, que atuava na mesma posição de Alysson, tem orientado o jogador para que evolua na função. Assim como ele, o capitão Pedro Geromel disse que tem ajudado o atacante.
— Falei para ele ficar à vontade, cuidar da alimentação, do sono e que agora ele representa o Grêmio. Para ele ter cuidado com o que faz, tudo que ele posta e todas essas situações. Para ele ter consciência maior sobre o clube, que representa milhares de torcedores e que hoje ele jogando no Grêmio tem muitas coisas boas. Mas tem que ter muita responsabilidade — orientou o ídolo.
Contra o Fluminense, o ponta ficou como alternativa entre os suplentes. Novamente em Caxias do Sul, agora diante do Palmeiras, o jovem deve seguir na reserva. Além de Pavon e Gustavo Nunes, que serão os titulares no ataque, JP Galvão, Nathan Fernandes e Galdino também podem ser escolhidos para entrar no jogo no setor ofensivo do time.
A presença na delegação do Grêmio também serve como lapidação e bagagem para o jovem atleta, visando aumentar ainda mais a convivência com as referências do elenco principal.