O Grêmio vive no Chile um ambiente de blindagem, totalmente oposto ao clima de festa proporcionado pela torcida em Curitiba. Ainda assim, nos poucos momentos públicos da delegação em Talcahuano, dois jogadores do elenco ganharam o status de "estrelas" para os chilenos: os atacantes Soteldo e Diego Costa.
No retorno do Tricolor ao hotel após o treino fechado da tarde desta segunda (2), por exemplo, um pequeno grupo de torcedores chilenos aguardava os atletas no lado de fora do hotel. Após o desembarque do ônibus gremista, apenas o venezuelano e o hispânico-brasileiro foram requisitados para fotos.
A mesma situação foi vista no desembarque do Grêmio no aeroportos de Concepción, no domingo (2), e ocorre com alguma frequência nas áreas comuns do hotel, quando há contato com hóspedes chilenos. Algo considerado natural, visto que Soteldo atuou no Huachipato entre 2017 e 2018 e Diego Costa é um atleta de nível internacional, com passagens por Chelsea e Atlético Madrid.
À exceção da tietagem à dupla estrangeiros, a rotina gremista no Chile é marcada pela blindagem e pela tranquilidade, especialmente porque o hotel onde o Tricolor está hospedado, afastado do centro da cidade, restringe a presença de não-hóspedes, e a única atividade tricolor em Talcahuano ocorreu com portões fechados.
Dos 33 atletas do Grêmio que participaram dos treinos em Curitiba, o técnico Renato Portaluppi relacionou apenas 24 para a decisão contra o Huachipato. A principal baixa é o volante Villasanti, já a serviço da seleção paraguaia. Por isso, Dodi ganhará uma sequência na equipe titular.
No mais, ficaram em Curitiba o zagueiro Pedro Geromel e o atacante Pavon, ainda buscando a melhor forma física, o goleiro Rafael Cabral e o volante Edenilson, que não estão inscritos na Copa Libertadores, e ainda o goleiro Thiago Beltrame, o zagueiro Viery, o lateral Zé Guilherme e o atacante Lucas Bessozi, estes últimos por opção técnica.
O Grêmio deve enfrentar o Huachipato com a mesma escalação da vitória por 4 a 0 sobre o The Strongest. O provável time tem: Marchesín; João Pedro, Rodrigo Ely, Kannemann e Reinaldo; Dodi, Pepê e Cristaldo; Galdino, Diego Costa e Soteldo.
Também estão relacionados no Chile os goleiros Caíque e Felipe Scheibig, os zagueiros Natã e Gustavo Martins, os laterais Fabio e Mayk, os volantes Felipe Carballo, Ronald e Du Queiroz, o meia Nathan e os atacantes Gustavo Nunes, Nathan Fernandes e João Pedro Galvão.
Huachipato e Grêmio enfrentam-se nesta terça (4), às 21h (20h, no horário local), no Estádio CAP, em Talcahuano, no sul do Chile. Quem vencer, garante vaga nas oitavas de final da Libertadores. Já um empate deixará o Tricolor defendendo apenas de uma vitória simples contra o Estudiantes, no próximo sábado (8), em Curitiba.