As dificuldades financeiras e o bom momento de Diego Costa fizeram o Grêmio mudar o perfil dos reforços para o segundo semestre. Em vez de investir alto em um camisa 9 de peso, a ideia é trazer um centroavante para grupo e direcionar recursos ao meio-campo. Na defesa, a comissão técnica já tem um plano definido para o aproveitamento de Jemerson e Rodrigo Caio, que até já treinam com o grupo em Curitiba.
Apesar de integrados à delegação na capital paranaense, os dois zagueiros não têm qualquer possibilidade de atuar contra o Estudiantes e são preparados apenas para julho. Contudo, o técnico Renato Portaluppi deseja que ambos já participem dos trabalhos com os demais atletas nas próximas semanas em que o Tricolor terá uma rotina itinerante.
Jemerson vinha atuando no Atlético-MG e aguarda só a abertura da janela, em 10 de julho, para ter condições legais de entrar em campo. Em um primeiro momento, é preparado para ser titular da zaga tricolor ao lado de Kannemann.
Já Rodrigo Caio, como estava livre no mercado, em tese pode atuar assim que tiver seu nome regularizado na CBF. Porém, há por parte da comissão técnica cautela com o jogador em virtude do longo tempo parado. A tendência é de que o atleta passe por uma espécie de "pré-temporada" e só jogue a partir do próximo mês, após disputar um número significativo de coletivos. Assim como Pedro Geromel, pela questão física, o defensor é preparado para disputar um número menor de jogos até o final do ano. No setor, o Tricolor ainda terá à disposição Rodrigo Ely, Gustavo Martins e Natã.
A prioridade agora é reforçar o setor ofensivo. Antes da enchente, o Grêmio tinha planejado fazer um alto investimento em um centroavante para disputar posição com Diego Costa. Contudo, diante do bom momento do camisa 19 e das dificuldades financeiras impostas pelas inundações na Arena e no CT Luiz Carvalho, o clube decidiu buscar um atacante mais barato, para grupo, com o intuito de repor a saída de João Pedro Galvão, que será devolvido ao Cagliari-ITA ao final do mês.
Com isso, a direção pretende direcionar recursos para reforçar o meio-campo, de olho no desgaste da temporada 2024, em que a logística gremista ficará prejudicada pela impossibilidade de atuar na Arena. Um meia, para a reserva de Cristaldo, e um volante marcador de boa estatura são avaliados no mercado.