Sem vencer há sete rodadas e ocupando o penúltimo lugar na tabela, o Grêmio aposta no retorno ao Rio Grande do Sul como fator de recuperação no Brasileirão. Mas, enquanto a Arena não repara os danos causados pela enchente, o Tricolor terá de mandar seus jogos em Caxias do Sul, a começar por este domingo (30), quando receberá o Fluminense.
— A partir de domingo, a gente vai ter o carinho, o aplauso do nosso torcedor. Pode ter certeza que é uma nova era. Bola para frente, cabeça erguida, continuar o trabalho. A partir de domingo tenho certeza que o Grêmio vai voltar a conseguir as vitórias — destacou o treinador.
Mesmo com o time longe de Porto Alegre, o treinador gremista tem um bom motivo para acreditar: o retrospecto positivo atuando como mandante no estádio Centenário. Ao longo da história do campeonato nacional, o Grêmio mandou cinco partidas na casa grená, vencendo todos os duelos.
A primeira vez que isso ocorreu foi em 2006, quando o estádio Olímpico estava interditado após torcedores atearem fogo em banheiros químicos durante um Gre-Nal disputado no Beira-Rio. Treinado por Mano Menezes, o Tricolor bateu o Athletico-PR por 2 a 0, goleou o Fortaleza por 4 a 1 e venceu o Cruzeiro por 2 a 1. Todos os jogos foram realizados com portões fechados.
Em 2019, já sob o comando de Renato, o time gremista voltou à Serra outras duas vezes. Curiosamente, a primeira ocasião se deu porque a Arena estava sendo preparada para receber a Copa América. A vítima da vez foi o Fortaleza, com gol único de Pepê. Quatro meses depois, por conta de um show da banda inglesa Iron Maiden, enfrentou o Ceará, impondo nova vitória: 2 a 1.
Relembre os jogos do Grêmio como mandante no estádio Centenário:
Brasileirão 2006
13/6/2006: Grêmio 2x0 Athletico-PR
- Gols: Herrera e Hugo (G).
24/6/2006: Grêmio 4x1 Fortaleza
- Gols: Herrera, Hugo, Rômulo e Léo Lima (G); Mazinho Lima (F).
30/6/2006: Grêmio 2x1 Cruzeiro
- Gols: Tcheco e Ramón (G); Élber (C).
Brasileirão 2019
8/6/2019: Grêmio 1x0 Fortaleza
- Gol: Pepê (G).
9/10/2019: Grêmio 2x1 Ceará
- Gols: Geromel e Maicon (G); Fabinho (C).