Em uma noite de show da banda britânica Iron Maiden na Arena, o Grêmio não chegou a dar um espetáculo no Estádio Centenário, na quarta-feira (9), em Caxias do Sul, mas foi eficiente e garantiu a vitória por 2 a 1 sobre o Ceará. Com gols de Geromel e Maicon, o Tricolor gaúcho somou três pontos importantes na disputa por um lugar no G-6 do Brasileirão e termina a 24ª rodada em sétimo, com 38 pontos, mesma pontuação do Inter, sexto colocado, que está à frente pelo número de vitórias.
O Grêmio começou ao seu estilo, trocando passes e buscando espaços. Mas foi o Ceará quem chegou à frente primeiro, aos dois minutos, em finalização de Mateus Gonçalves para fora. Embora tivesse a posse da bola, até os 10 minutos não se via o Tricolor no campo de ataque. Quando ingressou na área adversária, aos 12, Pepê caiu pedindo pênalti, mas a árbitra Edina Alves Batista mandou o jogo seguir.
A partir daí, o Grêmio acordou. Aos 16, o zagueiro David Braz tentou marcar um golaço de fora da área, assim como fizera na 15ª rodada, na Arena, contra o Palmeiras. De muito longe, o defensor soltou o pé, mas desta vez parou no goleiro. Dois minutos depois, Tardelli cruzou, Pepê cabeceou para o meio e Luan, em posição irregular, completou para o gol, que foi anulado.
Mas o Ceará era perigoso nos contra-ataques. Aos 21, João Lucas roubou a bola de Alisson, tabelou com o centroavante Felippe Cardoso e chutou para boa defesa de Paulo Victor. Quando o time de Renato Portaluppi tentava controlar as ações do jogo, a equipe nordestina fez um gol _ também anulado corretamente pela arbitragem. No lance, Mateus Gonçalves entortou Léo Moura e finalizou para grande defesa do goleiro gremista. Na sobra, Pepê saiu jogando errado e Pedro Ken mandou para o gol. Antes de entrar, a bola desviou em Fabinho, que estava em posição irregular.
Com 70% da posse de bola, o Tricolor avançou a marcação para tentar abrir o placar. E a estratégia deu certo. A equipe ganhou um escanteio depois de um erro de William Oliveira, que, pressionado, se atrapalhou e deixou a bola sair pela linha de fundo. Aos 34, Luan cruzou e o capitão Geromel desviou de cabeça para dentro para abrir o placar. Logo ele, que estava a 30 dias sem jogar devido a uma lesão muscular.
Mas não parou por aí. O Grêmio continuou atacando e, aos 40, Pepê tocou para Tardelli, que invadiu a área e foi agarrado por Valdo. Pênalti. Maicon pegou a bola e, com categoria, chutou no canto direito de Diogo Silva para fazer 2 a 0 — o centésimo gol gremista na temporada, curiosamente, no Estádio Centenário.
Para quem pensou que havia sido aberta a porteira para uma goleada, veio o desânimo ao ver o Ceará descontar logo depois, aos 43. Paulo Victor saiu mal do gol depois de uma cobrança de falta para a área e a bola sobrou na esquerda para o zagueiro Tiago Alves cruzar e o volante Fabinho, ex-Inter, concluir de cabeça para dentro do gol: 2 a 1.
O segundo tempo começou com duas mudanças no Ceará. Adilson Batista sacou Mateus Gonçalves e Felippe Cardoso para as entradas de Ricardinho e Juninho Quixadá. Renato não mexeu. E quem teve a primeira chance de gol na etapa final foi a equipe nordestina, após chute de fora da área de Ricardinho, aos cinco minutos. A resposta gremista veio com Luan, também de longe, que igualmente parou nas mãos do goleiro adversário.
Com a vantagem no placar, o Grêmio passou a administrar o resultado, tocando a bola e buscando brechas na defesa do time cearense. E o espaço apareceu aos 17 minutos, quando Pepê lançou Maicon na ponta esquerda, o camisa 8 escorou para o meio e Luan chutou por cima do gol.
Com Rafael Galhardo no lugar de Léo Moura e, mais tarde, Thaciano na vaga de Luan, o time de Renato Portaluppi diminuiu o ritmo. Não fez questão de pressionar, assim como não sofreu com as poucas investidas da equipe cearense. Como última tentativa de segurar a bola no ataque, André substituiu Tardelli.
Nos minutos finais da partida, o Grêmio escapou de levar o empate ao ver Ricardinho desperdiçar uma grande chance aos 44. Assim, o Tricolor garantiu mais um bom resultado na Serra, que lhe deixa próximo do pelotão de frente do campeonato.
BRASILEIRÃO
24ª RODADA — 9/10/2019
GRÊMIO 2 X 1 CEARÁ
Grêmio: Paulo Victor; Léo Moura (Galhardo, 18'/2º), Geromel, David Braz e Cortez; Maicon e Michel; Alisson, Luan (Alisson, 28'/2º) e Pepê; Tardelli (André, 37'/2º). Técnico: Renato Portaluppi.
Ceará: Diogo Silva; Samuel Xavier, Valdo, Tiago Alves e João Lucas; Fabinho e William Oliveira (Auremir, 29'/2º); Mateus Gonçalves (Ricardinho, int.), Pedro Ken e Thiago Galhardo; Felippe Cardoso (Juninho Quixadá, int.). Técnico: Adilson Batista.
GOLS: Geromel (G), aos 34, Maicon (G), aos 41, e Fabinho (C), aos 43 minutos do primeiro tempo.
CARTÕES AMARELOS: William Oliveira, Valdo, Pedro Ken (C)
ARBITRAGEM: Edina Alves Batista, auxiliada por Marcelo Van Gasse e Luiz Alberto Nogueira. VAR: Luiz Flavio de Oliveira (SP).
Público: 7.193 pessoas
Renda: R$ 247.020,00
Local: Estádio Centenário, em Caxias do Sul (RS)
Próximo jogo
Domingo, 13/10/2019, 19h
ATLÉTICO-MG X GRÊMIO
Independência — Brasileirão