O Huachipato é o adversário do Grêmio pela última vaga nas oitavas de final da Libertadores de 2024. Em jogo de sete gols e com uma virada, os chilenos superaram o Estudiantes por 4 a 3 em La Plata, eliminaram os argentinos e chegaram aos oito pontos no Grupo C, dois a mais que o Tricolor.
Jogando melhor no início de jogo, o Estudiantes abriu o placar logo aos 12 minutos, com o atacante Javier Correa. No decorrer da etapa inicial, o time argentino manteve o volume ofensivo e criou mais oportunidades, porém não conseguiu ampliar.
Por outro lado, os chilenos reagiram na reta final do primeiro tempo e conseguiram a virada com Maximiliano Rodríguez, aos 37 minutos, e em um gol contra de Romero, aos 46.
Aos quatro minutos do segundo tempo, novamente com Correa, o Estudiantes pareceu tentar reagir ao buscar o empate. Porém o ímpeto foi abafado dois minutos depois, quando Gutiérrez fez 3 a 2 para o Huachipato. Mas sem desistir, aos 18 minutos, Ascacibar marcou o terceiro do Pincharata e deixou o placar igual.
Quando o jogo parecia encaminhado para o empate, entretanto, Carlo Villanueva fez 4 a 3 para o Huachipato aos 50 minutos do segundo e deu a vitória aos chilenos, que agora ocupam a segunda colocação no Grupo C.
O resultado deixou o Estudiantes com quatro pontos e eliminado da Libertadores. O time de La Plata, rival do Grêmio na última rodada, ainda pode terminar em terceiro e se classificar para a Copa Sul-Americana.
Com oito pontos, o Huachipato abriu dois de vantagem para o Grêmio, terceiro colocado, e fará confronto direto com o Tricolor na próxima terça (4) por uma vaga nas oitavas de final.