Depois de ser derrotado pelo Huachipato, na Libertadores, o Grêmio estreará no Brasileirão diante de um adversário que também busca recuperação. O Vasco, no entanto, não vem de um título estadual como o Tricolor. Pelo contrário, o Cruz-Maltino foi eliminado precocemente do Campeonato Carioca e chega para a partida deste domingo (14), às 16h, em São Januário, há quase um mês sem entrar em campo. O técnico Ramón Díaz ainda terá de lidar com a ausência de sua maior estrela, o francês Dimitri Payet.
A última partida oficial do Vasco foi em 17 de março, quando acabou derrotado pelo Nova Iguaçu por 1 a 0 na semifinal do Carioca. Eliminado, o Cruz-Maltino teve um longo período de preparação para o Brasileirão, no qual realizou três amistosos. O último deles foi uma vitória sobre o América-MG, no sábado, por 2 a 1. Os gols foram marcados por Clayton e Vegetti.
Vegetti é a principal arma do Vasco na qual o Grêmio deve ficar de olho diante da ausência de Payet — o francês sofreu uma lesão no joelho e ficará fora das primeiras cinco rodadas da competição nacional. Pablo Vegetti chegou ao Vasco durante o Campeonato Brasileiro do ano passado e fez sua estreia justamente diante do Tricolor, quando anotou o gol da vitória carioca por 1 a 0.
Substituto natural de Payet, o chileno Galdames não tem presença garantida contra o Grêmio. Como veio da Europa, ele ganhou um período de descanso depois do Carioca e voltou a treinar nesta semana. Se ele não puder jogar, Clayton pode aparecer como meia, com David entrando no ataque.
A provável escalação do Vasco para a estreia no Brasileirão: Léo Jardim; João Victor (Paulo Henrique), Medel, Léo, Lucas Piton; Zé Gabriel, Sforza, Galdames (Clayton); Adson, Vegetti, Clayton (David).
Meta é ficar longe do Z-4
Depois de correr risco de rebaixamento ao longo de todo o último Brasileirão, o objetivo do Vasco nesta temporada é uma boa arrancada para evitar se aproximar do Z-4. Um dos remanescentes do elenco de 2023, o zagueiro Léo elogiou a preparação e mostrou confiança que o período será importante para o Vasco poder fazer uma boa arrancada no Brasileirão.
— Tem sido bastante intensa a preparação. Teve semana que fizemos dois períodos. Tem algumas decepções, é claro, mas coisas boas e ruins vão acontecer. Temos de ter capacidade de reagir. No momento da decepção, no outro dia, já temos que mirar para frente. Temos que fazer diferente do ano passado no Brasileirão. Foi dolorido. Não foi fácil no ano passado. A gente trabalhava muito, porém o resultado não vinha. Mas se a gente fez muito, temos que fazer ainda mais — projetou Léo em entrevista ao ge.globo.
Levando em conta Campeonato Carioca e Copa do Brasil, o Vasco não conseguiu vencer metade dos seus jogos na temporada. Em 15 partidas, a equipe saiu de campo com três pontos em sete. O artilheiro é Pablo Vegetti, com seis gols.
Vasco em 2024
- 15 jogos
- 7 vitórias
- 6 empates
- 2 derrotas
- 27 gols marcados
- 16 gols sofridos
- Artilheiro: Pablo Vegetti, seis gols
Amistosos desde a eliminação no Campeonato Carioca
- Vasco 5 x 0 Olaria
- Vasco 2 x 0 Volta Redonda
- Vasco 2 x 1 América-MG