Três dias após o título do Gauchão, o Grêmio foi surpreendido e acabou derrotado pelo Huachipato por 2 a 0, na Arena, pela Libertadores. Os dois gols do time chileno aconteceram em chutes que até podiam ter tido respostas melhores do goleiro Marchesín. No entanto, o Tricolor cometeu erros parecidos nos lances. O Desenho Tático de GZH mostra as falhas cometidas pelo time gaúcho nos gols da noite desta terça-feira (9) na Arena.
O Huachipato tem os cruzamentos como uma de suas principais armas de ataque, não por acaso foi dessa forma que a equipe marcou seu gol no empate com o Estudiantes, na estreia. No atual Campeonato Chileno, o adversário gremista desta noite é o terceiro time que mais cruza bolas para as áreas rivais, média de 5,7 por partida.
O Grêmio até esteve bem preparado para marcar os cruzamentos do Huachipato. O problema apareceu no posicionamento dos rebotes. No primeiro gol, Mayk fez o primeiro corte ganhando a disputa com Julián Brea pelo alto, depois Rodrigo Ely dividiu com Cris Martínez e a bola sobrou para o lateral Felipe Loyola, que acertou um belo chute para vencer Marchesín.
Como lateral-esquerdo, Mayk estava correto ao marcar Julián Brea, o extrema-direita do Huachipato. Loyola, o lateral-direito adversário, era marcado pelo extrema-esquerda tricolor, Soteldo. O problema foi que o venezuelano deu o espaço que permitiu a Loyola finalizar livre de dentro da área.
Segundo gol a partir de lateral
O segundo gol do Huachipato teve como origem um arremesso lateral para a área gremista, onde o Tricolor novamente marcou bem a bola cruzada. O problema, dessa vez, esteve no rebote fora da área.
O Huachipato deixou dois jogadores na frente da área, Santiago Silva, que era marcado por Cristaldo, e Gonzalo Montes, o autor do gol. O jogador gremista mais perto de Montes era Du Queiroz, que ficou olhando a bola ser cruzada e não percebeu que Montes deu alguns passos para trás para ganhar distância. Quando Du Queiroz percebeu foi tarde para encurtar o espaço e bloquear o chute de Montes, que superou Marchesín e decretou o 2 a 0 ainda no primeiro tempo.