O início de Libertadores do Grêmio não saiu como o planejado. Depois de perder para o The Strongest, por 2 a 0, na altitude de La Paz, o Tricolor foi superado pelo Huachipato, também por 2 a 0, na Arena.
Com os dois resultados, o time do técnico Renato Portaluppi vive situação complicada, sendo o lanterna — e o único a não pontuar — no Grupo C da competição continental.
A boa notícia é que o Grêmio ainda depende apenas de si para se classificar às oitavas. Na sequência, os gremistas têm dois jogos fora de casa, contra Estudiantes e Huachipato, seguido de duas partidas como mandante, diante de Estudiantes e The Strongest.
Na Libertadores passada, o melhor segundo colocado, o Bolívar, somou 12 pontos, número que ainda pode ser alcançado pelo Tricolor com uma campanha de 100% de aproveitamento nas quatro rodadas restantes.
O pior foi o Deportivo Pereira, com oito pontos. Para chegar ao número atingido pelos colombianos, será necessário reagir e subir o aproveitamento para 66,6%. Ou seja, duas vitórias e dois empates nos quatro jogos restantes.
Os segundos colocados na Libertadores de 2023:
- Bolívar — 12 pontos
- Flamengo — 11 pontos
- Nacional — 11 pontos
- Argentinos Juniors — 11 pontos
- Atlético-MG — 10 pontos
- River Plate — 10 pontos
- Atlético Nacional — 10 pontos
- Deportivo Pereira — 8 pontos