Além do número reduzido de zagueiros no elenco, o Grêmio pode ter uma baixa importante: Pedro Geromel. O capitão tricolor tem suspeita de fratura no braço esquerdo, sofrida na vitória diante do Estudiantes, em La Plata, pela Libertadores. Entretanto, o clube já prepara um jovem para ganhar espaço entre os profissionais.
Trata-se de Viery, de apenas 19 anos. Natural de Ubá, no interior mineiro, ele está no clube desde 2015. Zagueiro canhoto, ele também atua como lateral-esquerdo. Além de treinamentos, o garoto já foi relacionado para dois jogos do time principal, mas ainda não foi utilizado pelo técnico Renato Portaluppi.
O contrato do jogador com o clube tem validade até 2027, com multa rescisória de 50 milhões de euros (cerca de R$ 270 milhões) para o Exterior.
— Temos jovens com muito potencial como o Gustavo (Martins), o Natã, o Viery, que está treinando com certa constância no elenco profissional, mas queremos agregar de forma qualitativa e quantitativa agregar nesse setor como em todos os outros — disse Antônio Brum, vice-presidente de futebol gremista, em entrevista à Rádio Gaúcha em 19 de abril.
O clube tentou contratar, nesta última janela de transferências, o zagueiro Jemerson, do Atlético-MG. Porém, o negócio não avançou e o clube adiou para o meio do ano a contratação de um novo defensor.
Atualmente, o Grêmio tem cinco opções para a posição no elenco profissional: Geromel, Kannemann, Rodrigo Ely, Gustavo Martins e Natã. O argentino deverá ter um revezamento de parceiro, já que Geromel tem convivido com lesões. Assim, Rodrigo Ely e Gustavo Martins são os primeiros na fila, seguidos por Natã.
Com as possibilidades de lesões e suspensões ao longo da temporada, o Departamento de Futebol do Grêmio já admite que jovens do time sub-20, que com frequência treinam com o elenco principal, podem ganhar espaço. O nome da vez para qualquer eventualidade é Viery.