O ex-comentarista esportivo Lauro Quadros cansou de preconizar durantes as décadas de opinião na Rádio Gaúcha: "Quem mexe bem, escala mal". Concorde-se ou não, a escalação de Galdino contra o Estudiantes causou surpresa na torcida gremista que aguardava ansiosa pela partida de La Plata. No segundo tempo, Gustavo Nunes e Nathan Fernandes, preteridos inicialmente, fizeram a jogada que resultou na vitória tricolor por 1 a 0 nesta terça-feira (23).
Na entrevista coletiva, no estádio Jorge Luis Hirshchi, Renato Portaluppi explicou o porquê optou pelo atacante de 27 anos no início do duelo. Os atacantes de 18 e 19 anos , respectivamente, viram 71 minutos do confronto no banco.
— Eu já falei na última entrevista: sou pago para pensar. No ano passado, ele (Galdino) nos ajudou muito na final do Brasileiro. Esse ano, ele teve altos e baixos, mas é um jogador que segura a bola, vai para a briga. É um jogador forte, que chuta bem. Era a cara dele o jogo de hoje (terça). A minha estratégia era soltar os jovens no segundo tempo. Era a hora de trocar a força pela velocidade — comentou o técnico.
O técnico acrescentou que esperava mais espaços do Estudiantes no segundo tempo. Porém, a expulsão de Villasanti aos 21 minutos foi um impulso para o argentinos avançarem. Foi o momento dos garotos, segundo o treinador.
— No momento em que nós perdemos o Villa, eu sabia que o adversário ia nos atacar e deixar os espaços. Coloquei os dois garotos. Tenho confiança neles. Precisávamos da velocidade, justamente para ocupar esses espaços. Foi em uma jogada dos dois que o gol aconteceu — comemorou Renato.
Nathan Fernandes e Gustavo Nunes entraram durante troca tripla do Grêmio aos 25 da etapa final, ao lado de Dodi. Galdino, Cristaldo e Soteldo saíram.
Galdino foi titular nos três compromissos do clube na Libertadores deste ano: as derrotas para o The Strongest e para o Huachipato e no triunfo em La Plata. Ao todo, o atacante participou de 15 jogos em 2024 e marcou apenas um gol. No ano passado, quando foi contratado junto ao Tombense, balançou a rede nove vezes em 42 partidas.