Para Renato Portaluppi, a vitória do Grêmio diante do Estudiantes, nesta terça-feira (23), foi o melhor jogo da equipe na temporada. Com um jogador a menos desde os 21 minutos do segundo tempo, o time tricolor arrancou o triunfo por 1 a 0 em La Plata e conquistou os primeiros três pontos na fase de grupos da Libertadores.
De acordo com o treinador, o ambiente de pressão na Argentina e a expulsão de Villasanti pesam na hora de definir que a atuação no Estádio Jorge Luis Hirschi esteve acima da média. A entrega apresentada pelos atletas convenceu o professor Renato.
— Hoje (terça-feira) foi mais um exemplo do que eu espero, do que eu gosto e do que eu peço para o meu grupo. Hoje em dia, não tem mais espaço para o jogador ficar olhando o que acontece no campo. Posso destacar que foi o melhor jogo do ano porque a gente se comportou bem durante os 90 minutos. Outros jogos a gente fez bem também, mas não estivemos focados no nosso trabalho como estivemos hoje — comentou o treinador.
As orientações
O comandante tricolor explicou que, para o início do duelo, priorizou a força física e jogadores de estatura alta. Por isso, a opção por Galdino ao invés de Gustavo Nunes e Nathan Fernandes. Os jovens entraram na segunda etapa e construíram o gol — Nathan Fernandes empurrou para a meta argentina.
— Deixei os nossos rapidinhos, os nossos garotos, para o segundo tempo. Eu sabia que, mais cedo ou mais tarde, iriam dar espaço para o Grêmio. É a oitava derrota na história da Libertadores do Estudiantes dentro de casa. É o maior mandante que tem. Gostei muito do que meu time fez. É uma vitória que nos coloca novamente na briga pela vaga — acrescentou o treinador.
Na jogada que resultou no gol, aos 29 da etapa final, Gustavo Nunes e Nathan Fernandes seguiram à risca as orientações do ex-ponta-direita Renato Portaluppi. Segundo o técnico, o lance materializa as orientações que dá aos atacantes.
— Precisávamos da velocidade justamente para ocupar esses espaços que o adversário ia deixar para a gente. Foi em uma jogada dos dois que o gol aconteceu. Justamente o que mais peço para eles: para partirem para dentro do adversário. Não procurar o drible curto e, sim, longo. E o atacante do lado oposto fechar no sentido contrário — descreveu.
O próximo compromisso do Grêmio é no sábado (27), diante do Bahia, em Salvador, às 21h. Depois, o time de Renato Portaluppi encara o Operário-PR na terça-feira (30), às 20h, na estreia pela Copa do Brasil. Pela fase de grupos da Libertadores, o clube gaúcho volta a campo em 8 de maio, às 19h, diante do Huachipato, no Chile.