Um jogo de paciência. Assim a comissão técnica do Grêmio prevê a final do Gauchão contra o Juventude, neste sábado (6), às 16h30min. Nos bastidores, a decisão é encarada pelo Tricolor como uma das mais difíceis dos últimos Estaduais. O técnico Renato Portaluppi elogia a capacidade tática do rival Roger Machado e prepara uma estratégia ofensiva para tentar surpreendê-lo.
— O Roger é um treinador que deixa o time dele sempre bem ajeitado. Os times dele jogam sempre com as linhas juntas, e é difícil de se penetrar. E além de saber se defender, ele gosta de atacar também. Não é aquele treinador que fica jogando por uma bola ou por um contra-ataque. E isso eu admiro bastante nele — elogiou Renato, na entrevista coletiva oficial pré-jogo, realizada nesta sexta (5), na sede da Federação Gaúcha de Futebol (FGF).
Por conta da dificuldade esperada, o técnico gremista prepara um time ofensivo, mas com estratégias específicas para ingressar na área do Juventude, sem desguarnecer o seu sistema defensivo. Contudo, o comandante tricolor admite a dificuldade de surpreender o adversário.
— Numa situação dessa, é difícil você surpreender ou ser surpreendido. A gente sabe basicamente tudo do Juventude. Da mesma forma que o Roger sabe tudo do Grêmio. Talvez, alguma coisa ou outra, uma jogada ensaiada, que possa surpreender. Hoje em dia, com internet, com os informantes que a gente tem, é difícil alguém ser surpreendido — afirmou o treinador.
Recuperado de lesão, o zagueiro Pedro Geromel será a grande novidade na defesa gremista, assim como o lateral Mayk, que cumpriu suspensão na partida de ida, em Caxias do Sul. Com isso, o time tricolor terá Caíque; João Pedro, Pedro Geromel, Kannemann e Mayk; Villasanti, Pepê e Cristaldo; Pavon, Diego Costa e Gustavo Nunes.
Às 11h30min, o técnico Renato Portaluppi comandou uma reunião de rotina com os demais integrantes da sua comissão técnica. O almoço dos jogadores ocorreu às 12h30min. Já a palestra de Renato está marcada para às 14h, e o deslocamento da delegação para a Arena será às 14h30min.
Grêmio e Juventude decidem o título do Gauchão neste sábado (6), às 16h30min, na Arena.