O Juventude trata o confronto diante do Grêmio, às 16h30min, na Arena, como um dos seus grandes momentos na história recente do clube. Apesar do título da Copa do Brasil, em 1999, e do Gauchão em 1998, chegar ao bi estadual seria algo importante no contexto da instituição. O discurso adotado é de fazer história com a conquista. O time está definido e houve um "encontro" inusitado na concentração da equipe.
O hotel definido como base na capital gaúcha, desde a última tarde, é o Hilton, localizado no bairro Moinhos de Vento, próximo ao Parcão. O fluxo de hóspedes já seria intenso, mas foi impulsionado a partir da estadia da delegação do Interior.
São muitos torcedores alviverdes que decidiram descer a Serra com antecedência, alguns, inclusive, para ficarem próximos ao elenco antes do confronto.
O discurso adotado entre membros da comissão técnica e direção é o de fazer história. Na visão do Juventude, o peso de ganhar o Gauchão pela segunda vez na história, 26 anos depois da primeira conquista, poderá confirmar a nova fase da instituição. Depois de anos oscilando em divisões inferiores do futebol nacional e perdendo para a dupla Gre-Nal, agora, passando pelos principais times de Porto Alegre concederá uma imagem de reabilitação de vez ao projeto do futebol.
- É hoje - disseram torcedores ao se cumprimentarem na entrada do hotel.
No momento decisivo, há apego às trajetórias de Roger Machado e Paulo Paixão, dois vencedores em outros lugares, tratados como essenciais na recuperação do time, que oscilou durante a competição. Os dois transmitem bagagem aos mais jovens, apesar do elenco contar com experientes como Nenê, Alan Ruschel e Gabriel Vasconcellos, entre outros.
Pela importância do jogo, Edson Carioca, que chegou a ser dúvida por desconforto muscular, começará a partida. Rildo, que ingressou no primeiro tempo no Alfredo Jaconi, deverá atuar no decorrer do confronto. A formação terá: Gabriel Vasconcellos; João Lucas, Rodrigo Sam, Zé Marcos e Alan Ruschel; Caíque, Jadson e Jean Carlos; Edson Carioca, Lucas Barbosa e Gilberto.
Os únicos desfalques confirmados são os integrantes do Departamento Médico: Danilo Boza, Gabriel Taliari, Renan e Romércio. Mesmo de fora, eles se juntarão nos próximos instantes com a delegação.
Encontro inusitado
Passou despercebido entre torcedores do Juventude um personagem importante gremista nos últimos anos: Celso Rigo. O conselheiro, que colabora financeiramente com o Tricolor em grandes contratações, também veio acompanhar a partida. Entretanto, houve a coincidência dele se hospedar no mesmo hotel que o adversário.
— Estou esperando pelo Antônio Brum (vice de futebol do Grêmio) — disse Rigo, em breve contato com a reportagem.
Programação
A organização do Juventude prevê almoço às 12h45min. A palestra da comissão técnica ocorre às 14h. O deslocamento está agendado para 14h35min.