O Grêmio trouxe a vantagem na briga por um lugar nas finais do Gauchão na bagagem de Caxias do Sul. A vitória por 2 a 1 sobre o Caxias, na tarde de sábado (16) no estádio Centenário, coloca o Tricolor em uma situação privilegiada na disputa. Cristaldo e Diego Costa marcaram os gols gremistas. Du Queiroz, contra, descontou o placar para o Grená.
Basta um empate no jogo de volta, marcado para o dia 26 de março na Arena, para garantir seu lugar na decisão e enfrentar Inter ou Juventude na decisão do Estadual. Um resultado que dá tranquilidade para conhecer, nesta segunda-feira (18), a partir das 20h, quem serão os adversários na Libertadores em sorteio na sede da Conmebol.
A vitória na Serra era parte importante do planejamento gremista para os próximos dias. Enquanto jogadores e comissão técnica estarão de folga até quarta-feira (20), a direção entrará em campo. O presidente Alberto Guerra e o vice de futebol Antonio Brum estarão em Luque, no Paraguai, para acompanhar o sorteio dos grupos da Libertadores.
No pote 1, junto de Fluminense, Palmeiras, River Plate, Flamengo, Peñarol, São Paulo e LDU, o Tricolor conhecerá seus adversários e a ordem dos confrontos na cerimônia. Um time do pote 2, com exceção do Atlético-MG, outro do pote 3 e outro do pote 4 serão sorteados e ficarão na chave gremista.
Em sua entrevista coletiva após a vitória de sábado, Renato Portaluppi comemorou o resultado conquistado em Caxias do Sul. Ainda mais pelas circunstâncias enfrentadas no gramado do Centenário e o fato de trazer um cenário mais favorável para o jogo em Porto Alegre.
— Falei na preleção que teríamos que disputar, brigar. Quanto menos dificuldades levássemos para Porto Alegre, seria melhor para todos. Depois eles estacionam dois ônibus na frente da área e é difícil encontrar espaços. É pequena, mas é uma vantagem considerável. Se empatássemos ou perdêssemos, seria pior — analisou.
Além de elogios para as atuações de Cristaldo e Diego Costa, que Renato disse ainda não estar com 100% das condições físicas, o técnico prometeu que o Grêmio jogará para ganhar na partida de volta contra o Caxias. Nem mesmo a ausência de Villasanti, a quem o técnico diz ter boas opções no grupo para a substituição, indica uma mudança de postura para o confronto na Arena.
— Jogaremos para ganhar. Se fizemos isso fora, vamos fazer isso na Arena. Quem joga atrás, por uma bola, costuma perder. Não irei esperar as coisas acontecerem para mexer. Vamos procurar a vitória desde o primeiro minuto — projetou.
Na avaliação de Renato, o que decepcionou na partida na Serra foi a validação do gol contra de Du Queiroz. O analista de arbitragem da Rádio Gaúcha e colunista de GZH Diori Vasconcelos apontou erro do árbitro Roger Goulart em validar o lance após revisão no VAR. O centroavante Álvaro, impedido, tentou cabecear a bola após o cruzamento.
— Não vou falar de arbitragem. Falei para o Guerra e para o Antonio falarem. Considero o Roger (Goulart) um bom árbitro. Mas o lance do gol do Caxias vocês viram. O VAR chamou. Poderíamos ter saído com uma vantagem maior. No campeonato estadual, o Grêmio é o único grande prejudicado. Trabalhamos para chegar na final. Estou calado por enquanto. É assunto da direção — disse.
Destaque pela boa atuação no primeiro tempo, Caíque foi a outra voz do Grêmio a reclamar da arbitragem. O goleiro deixou o campo na bronca com a situação:
— Foi um jogo difícil. Sabemos a qualidade do Caxias. Podemos levar a vantagem. Mas é complicado tomar um gol impedido, né, com o VAR. Mas o importante é a vitória. Ter tranquilidade e buscar dentro de casa a vitória e a classificação para a final.
Na volta da viagem ao Paraguai, a cúpula do futebol do Grêmio pretende encaminhar uma reclamação formal para a FGF sobre o que considerou um erro de arbitragem em Caxias do Sul. Um passo para tentar evitar novos problemas no Estadual.
Conheça os potes da Libertadores:
Pote 1
- Fluminense (Brasil)
- Palmeiras (Brasil)
- River Plate (Argentina)
- Flamengo (Brasil)
- Grêmio (Brasil)
- Peñarol (Uruguai)
- São Paulo (Brasil)
- LDU (Equador)
Pote 2
- Atlético-MG (Brasil)
- Independiente Del Valle (Equador)
- Libertad (Paraguai)
- Cerro Porteño (Paraguai)
- Estudiantes (Argentina)
- Barcelona de Guayaquil (Equador)
- Bolívar (Bolívia)
- Junior de Barranquilla (Colômbia)
Pote 3
- San Lorenzo (Argentina)
- The Strongest (Bolívia)
- Universitario (Perú)
- Deportivo Táchira (Venezuela)
- Rosario Central (Argentina)
- Alianza Lima (Perú)
- Millonarios (Colômbia)
- Talleres (Argentina)
Pote 4
- Caracas (Venezuela)
- Liverpool (Uruguai)
- Huachipato (Chile)
- Cobresal (Chile)
- Botafogo (Brasil)
- Palestino (Chile)
- Colo-Colo (Chile)
- Nacional (Uruguai)