A quatro dias da reapresentação oficial para a temporada de 2024, os dirigentes do Grêmio seguem trabalhando para anunciar os primeiros de reforços do ano. Até este momento, duas contratações foram fechadas, mas ainda na reta final de 2023. Soteldo e Dodi, dois jogadores que estavam no Santos, por enquanto serão as caras novas na reapresentação da próxima segunda-feira (8).
Os dirigentes não escondem a existência de negociações em andamento. Dois nomes para o ataque são trabalhados: Rogelio Funes Mori, 32 anos, do Monterrey-MEX, e Aboubakar, 31 anos, do Besiktas-TUR. O argentino naturalizado mexicano é quem está mais próximo de chegar ao clube.
O centroavante tem acerto financeiro encaminhado, mas sua liberação para estar à disposição da comissão técnica do Grêmio já nos primeiros dias de pré-temporada depende da vontade do atleta em querer sair de forma antecipada do clube mexicano. Já a chance da contratação de Aboubakar segue sem avanços significativos.
Outro negócio encaminhando é com o goleiro argentino Agustín Marchesín, 35 anos, do Celta de Vigo. Ele está próximo de deixar o clube espanhol para retornar ao futebol da América do Sul.
O Grêmio busca um goleiro experiente para a temporada e também acompanha os passos de Marcelo Grohe. Caso o campeão da Libertadores de 2017 consiga sua liberação antecipada junto ao Al-Ittihad, os dirigentes podem avançar para tentar a contratação. O dilema para a volta de Grohe está, justamente, na tentativa de contratar Marchesín. Isso porque não serão contratados dois goleiros.
Para ter um grupo competitivo na Libertadores, o Grêmio segue no mercado em busca de um zagueiro, um volante, um lateral-esquerdo e um atacante. A iminente saída de Ferreira para o São Paulo aumenta a necessidade da vinda de mais um atacante de velocidade.
O fato é que, até este momento, a reapresentação gremista terá duas caras novas: o extrema venezuelano Soteldo, que assinou contrato de empréstimo até dezembro, e o volante Dodi, que tem passagem pelas categorias de base do próprio Grêmio e foi contrato em definitivo. Os dois jogadores disputaram a temporada de 2023 pelo Santos.