Chegou a hora das oportunidades no Grêmio. Renato Portaluppi afirmou que pretende rodar o grupo de jogadores nas próximas rodadas do Gauchão. Um planejamento que já foi observado na goleada da última quarta-feira (24) sobre o São José, mas que, agora, terá algumas outras observações. Depois da defesa ter muitas mudanças, o restante da equipe também deve passar por alterações para o confronto deste domingo (28) contra o Brasil-Pel.
O jogo-treino de quinta-feira (25) no CT Luiz Carvalho indica alguns dos possíveis movimentos na escalação. Renato escalou uma equipe composta apenas por jogadores que não começaram como titulares ou que atuaram por menos de 45 minutos contra o Zequinha.
Entre as novidades, destaque para a improvisação de Gustavo Martins na lateral direita e pela utilização do meia Nathan como segundo homem do meio-campo, ideias que dificilmente serão colocadas em prática no Bento Freitas. O time que iniciou o jogo-treino teve: Gabriel Grando; Gustavo Martins, Bruno Uvini, Rodrigo Ely e Wesley; Dodi, Nathan e Jhonata Robert; Lucas Besozzi, André Henrique e Nathan Fernandes.
Apesar das opções observadas na atividade, a tendência é que nem todos comecem a partida em Pelotas. Renato avisou em sua entrevista coletiva que Marchesín precisa de ritmo de jogo. Então, a tendência é de que o argentino seja titular novamente.
— O Caíque eu conheço. O Chapecó (Gabriel Grando) eu conheço. O Marche (Marchesín) está chegando. É um jogador que precisa de ritmo de jogo. Vamos, de repente, dar mais oportunidades para ele adquirir o ritmo necessário. Não significa que alguém é o dono da posição. Vai ter uma sequência. Em 2023, atuou muito pouco. Hoje, mesmo sem ritmo de jogo, ele foi muito bem — elogiou.
Sistema defensivo deve ter mudanças
É na linha defensiva que as mudanças devem começar. Fabio e João Pedro atuaram nas duas primeiras rodadas. Renato observou Gustavo Martins como lateral-direito no jogo-treino, uma função que ele já desempenhou em treinos e em jogos na temporada passada. Geromel também já teve a situação adiantada pelo técnico. O zagueiro não vai a Pelotas. Então, a tendência é de que Rodrigo Ely e Bruno Uvini sejam as alternativas. Reinaldo e Villasanti são os únicos que jogaram 100% das duas partidas e também devem ganhar descanso.
Para o lado esquerdo, Wesley Costa é o candidato. Além de Reinaldo, o jovem de 19 anos é o único jogador da posição à disposição. Cuiabano sofreu lesão muscular e está na reta final de recuperação. Como Villsanti também deve ganhar descanso, Nathan e Dodi podem ser utilizados. É possível que Pepê também ganhe descanso.
Do meio para a frente, Jhonata Robert é uma das opções que poderá aparecer em Pelotas. O meia tem sido testado mais centralizado, mas também como ponta, e agradou a comissão técnica. Recuperado de duas lesões ligamentares no joelho esquerdo, o jogador poderá ter alguns minutos como alternativa a Cristaldo.
— Ele tem treinado tanto na meia, como na ponta. É importante o atleta jogar em mais de uma posição. Do portão para fora, não quero saber o que eles fazem. Do portão para dentro, é comigo. Se tiver oportunidade e não correr, a fila anda. Até então, ele nunca me deu problema. É um bom garoto — explicou Renato.
Nathan Fernandes, que terminou 2023 em alta, poderá ser utilizado como titular contra o Brasil-Pel. Soteldo e Galdino foram titulares nas duas primeiras rodadas e também estão sob análise da comissão técnica. André Henrique, que deu uma assistência contra o São José, é outro nome que tem chances de iniciar a partida em Pelotas. O centroavante de 22 anos está sendo preparado para receber