O Grêmio começa a temporada com um time-base definido no meio-campo e no ataque, embora ainda haja vagas abertas para as contratações de um centroavante e de um ponta-direita. Na defesa, contudo, o técnico Renato Portaluppi prepara um rodízio, sobretudo entre Pedro Geromel e Gustavo Martins, na zaga, e entre João Pedro e Fábio, na lateral direita.
Aos 38 anos e com contrato apenas até o meio do ano, Geromel não irá virar reserva repentinamente, mas também não atuará de forma assídua na longa sequência de jogos e viagens prevista para 2024. Desta forma, especialmente nos jogos fora de casa, o garoto Gustavo Martins deve formar a dupla de zaga com Kannemann.
— O Geromel é um jogador que a gente tem que tomar bastante cuidado. Durante a partida, fiquei conversando com ele bastante. É um jogador que dificilmente vai jogar fora da Arena — disse Renato, após a vitória sobre o São José, nesta quarta-feira (24).
Na lateral direita, Renato indicou nos dois primeiros jogos do ano que manterá o rodízio feito em diversos momentos do ano passado, com Fábio atuando nos jogos onde houver maior necessidade de apoio pela linha de fundo e João Pedro sendo utilizado quando a prioridade for resguardar a marcação no lado direito da defesa.
Na lateral esquerda, a direção planeja contratar um reforço para disputar posição com Reinaldo. Já Kannemann, apesar de titular absoluto, também costuma ser preservado pontualmente em situações de desgaste. Desta forma, além de Gustavo Martins, atletas como Bruno Uvini e Rodrigo Ely também devem receber oportunidades neste início de temporada.
Do meio para frente porém, há pouca margem para dúvidas. Villasanti, Pepê e Cristaldo iniciam o ano compondo o trio titular do meio-campo. Na ponta esquerda, Soteldo é o titular absoluto. Já na ponta direita e no ataque, Galdino e João Pedro Galvão são as escolhas de Renato enquanto reforços não forem contratados para essas posições.