Recuperado de duas cirurgias ligamentares no joelho esquerdo, Jhonata Robert aposta num 2024 diferente. O atleta, que praticamente não atuou nos dois últimos anos, foi procurado por outras equipes, mas o Grêmio não permitiu a saída em virtude do planejamento de aproveitamento na pré-temporada para verificar a sequência no clube.
O atacante, de 24 anos, entrará no seu último ano de contrato com o Tricolor. O ponta, que já passou pelo Cruzeiro e Famalicão-POR, espera ter uma nova chance na equipe gremista, depois dos percalços recentes: retorno na campanha do rebaixamento, lesão em treinamento antes do Gauchão de 2022 e também, em setembro, na volta, em plena Série B, contra o Sampaio Corrêa, no Maranhão.
O clube compreendeu ser necessário adotar uma cautela com a volta do atleta pelas duas lesões consecutivas no mesmo local. Jhonata Robert treinava com os companheiros, sem qualquer tipo de limitação, desde o segundo semestre.
Entretanto, a comissão técnica analisou que o ritmo seria concedido na Copa Rei Pelé, torneio alternativo da FGF. O extrema atuou contra o Juventude no final de setembro. No Alfredo Jaconi, no empate em 2 a 2, ele jogou os 90 minutos, enquanto em Eldorado do Sul, fez gol e foi expulso aos 53 minutos.
Depois, pelo nível de competitividade elevado das últimas rodadas da Série A, Renato Portaluppi optou pela preservação do jovem das partidas. Jhonata Robert ficou no banco contra São Paulo, Athletico-PR e Flamengo.
Mesmo com o assédio de outros clubes, segundo o estafe, o recado da direção gremista foi pela permanência para 2024. Acredita-se que com uma pré-temporada e em duelos iniciais do estadual, o atacante poderá demonstrar bom futebol e a plena recuperação para pleitear uma vaga definitiva no elenco para o restante da temporada. Então, num primeiro momento, ele seguirá no Tricolor. O vínculo atual tem duração até dezembro de 2024.