Neste momento, a prioridade total do Grêmio é a contratação de um centroavante, mas a diretoria observa o mercado em busca de opções que possam reforçar o elenco em outras posições. Um dos jogadores avaliados foi o volante Everton Morelli, que se destacou pelo Goiás no Brasileirão de 2023.
O jogador de 26 anos pertence ao Maringá e atuou na última temporada emprestado ao clube goiano. No total, foram 39 jogos com a camisa esmeraldina, tendo sido titular 33 vezes. Apesar de atuar em uma função mais defensiva do meio-campo, conseguiu marcar quatro gols, sendo um deles na vitória de virada do Grêmio sobre o Goiás, na antepenúltima rodada do campeonato nacional.
O destaque fez com que a diretoria do Goiás demonstrasse interesse em adquiri-lo de forma definitiva, mediante o pagamento de R$ 1 milhão, conforme estabelecido em contrato. Entretanto, não houve um acordo salarial entre as partes e o atleta retornou ao time paranaense, onde tem treinado de forma separada.
Natural de Batatais, no interior paulista, Morelli passou pelo Ypiranga de Erechim, na disputa da Série C de 2022. Antes, ainda jogou no Cianorte, América-MG e Mirassol. Na Arena, o nome surgiu ao mesmo tempo em que a diretoria também abriu conversas com Du Queiroz, ex-Corinthians e que atualmente está no Zenit, da Rússia.
O interesse por um novo volante para compor o elenco se explica pela possibilidade de que Villasanti e Carballo sejam convocados para disputar a Copa América na metade do ano por Paraguai e Uruguai, respectivamente. Pelo mesmo motivo, inclusive, o Tricolor buscou Dodi no Santos.
De qualquer forma, um eventual acerto só irá ocorrer depois que o camisa 9 for definido. O Tricolor também pretende contratar mais um lateral-esquerdo para ser opção a Reinaldo e um novo ponta-direita.