O Grêmio decidiu partir para o mercado de transferências nos últimos dias de janeiro e completar o elenco de 2024. Renato Portaluppi, treinador do clube, revelou que são buscados reforços para "três ou quatro posições". GZH apresenta quais são as lacunas consideradas pelo Tricolor.
Mesmo com as dificuldades de negociações em virtude de problemas financeiros, fato que impossibilita investidas para a aquisição de direitos econômicos de grandes jogadores, há espaço na folha salarial para a chegada de atletas sem custo ou por empréstimo. A quantia possível para aumento dos gastos no departamento de futebol masculino é superior a R$ 3 milhões.
Centroavante
Não é novidade a busca por um camisa 9. O substituto de Suárez é tratado como prioridade. Alguns nomes já foram descartados, como Rodrigo Muniz, pela recusa do Fulham em negociá-lo, e também Diego Costa, recentemente liberado pelo Botafogo.
A direção sabe da inflação do mercado para contratar um jogador para esta função. Por isso, o clube tenta a todo custo evitar o vazamento dos nomes. Entretanto, a garantia de Renato é de que o atleta que chegará para a posição agradará a todos.
Atacante de lado
Após vender Ferreira para o São Paulo e mesmo com a chegada de Soteldo, o clube entende que há necessidade de contratar mais um atacante de lado. Neste momento, além do venezuelano, Galdino, Besozzi, Nathan Fernandes e Jhonata Robert são as peças disponíveis para o setor, todos vistos como boas reposições.
Lateral-esquerdo
O nome tentado é o de Felipe Jonatan, do Santos. O clube fez uma primeira oferta, que foi recusada pelo clube paulista. Mesmo com a negativa inicial, o Tricolor ainda não desistiu de contratar o atleta de 25 anos, especialmente porque Cuiabano, que tem sofrido com lesões nos últimos meses, também é alvo de outras equipes.
Internamente, há o entendimento de que Reinaldo precisa de um concorrente pela titularidade na posição. Caso o Santos não ceda o jogador, outras possibilidades podem ser buscadas pelo Grêmio.
Zagueiro/Volante
São duas as posições monitoradas. Há o entendimento de que o contrato de Geromel é curto e, mesmo com a aposta de recuperação, o clube entende que é necessário buscar mais um defensor para suportar o calendário com cinco competições. Gustavo Martins é assediado por clubes europeus e poderá ser negociado dependendo do valor que for oferecido.
O volante é tentado pelas ausências temporárias de Ronald e Carballo. O uruguaio, assim como Villasanti e Cristaldo, que devem ser convocados pela seleção paraguaia, devem ser desfalques em nove rodadas do Brasileirão pela disputa da Copa América, nos Estados Unidos. Todos eles também são cogitados em clubes do Exterior.