A vida pós-Luis Suárez começou com dificuldades para o Grêmio. Na estreia de 2024, e ainda sem os reforços que o torcedor e Renato Portaluppi desejam, o Tricolor começou o Gauchão com derrota. O Caxias aproveitou a vantagem física e mostrou força para buscar a virada por 2 a 1 no gramado encharcado do Estádio Centenário no último sábado (20), Gustavo Martins abriu o placar, mas Tomas Bastos e Alvaro garantiram a virada. Mas segundo Renato, a semana será de novidades para o torcedor. Reforços estão a caminho e a direção espera por respostas a partir desta segunda-feira (22).
O técnico abriu sua entrevista coletiva após a derrota revelando que participou de uma reunião de mais de cinco horas com o vice de futebol Antonio Brum e o diretor-executivo Luis Vagner Vivian para mapear a busca do clube por mais "três ou quatro reforços". Renato explicou que a direção pode estar demorando, mas essa espera é justificada pela necessidade de acertar nos nomes
— Desde o ano passado procuramos qualificar o grupo. Temos uma competição a mais nesse ano. E todos sabem o quanto ela é difícil. Estamos atentos ao mercado, não estamos parados. Não podemos é contratar errado. Estamos demorando, temos conversado. Estamos nos mexendo e tentando. Essa semana provavelmente vai chegar alguém. Estamos correndo atrás para que isso aconteça — disse o técnico.
Renato afirmou que fez contatos na última sexta em busca dos reforços. E que a direção espera que as respostas sobre as propostas cheguem a partir de hoje.
— Quando tenho a liberdade de falar com um empresário ou o jogador, procuro ajudar. Isso é um trabalho dos dirigentes, mas não custa ajudar. Estamos atrás de três posições, que achamos fundamentais. Nosso torcedor tem na cabeça o Suárez. Não podemos trazer um jogador que não dê conta do recados. Quando vier, todo mundo irá gostar — prometeu.
Sobre a derrota para o Caxias, Renato minimizou as dificuldades de sua equipe. O técnico afirmou que esperava pelo roteiro que aconteceu no Estádio Centenário após ter apenas 11 dias de pré-temporada. Sem as melhores condições físicas de seus jogadores, o treinador afirmou que ainda não será possível ver o mesmo rendimento dos melhores momentos do ano passado.
—É pouco tempo (de preparação). Não seria no primeiro jogo que o jogador daria a resposta esperada. Falei que iria rodar o grupo e que os jogadores precisam provar que podem usar a camisa do Grêmio. Treino e oriento, mas quem entra em campo são eles. Não comecem a cobrar na primeira partida o que entregamos no Brasileirão. A estreia ainda é abaixo. E é normal, com apenas alguns dias de pré-temporada. Ninguém é mágico. Não cobrem de A, B ou C — pediu Renato.
Das caras novas de 2024, Soteldo é quem terminou o sábado com algum destaque. O venezuelano fez uma atuação de boa qualidade no Centenário, com dribles e protagonismo pelo lado esquerdo de ataque. Dodi entrou durante o segundo tempo, mas teve participação discreta. Marchesín viu o jogo do banco de reservas.
— A verdade ainda um pouco pesado pela pré-temporada, mas temos que seguir trabalhando e melhorando. Foi uma partida que a gente quis perder, não por mérito deles. Estou bem. Muita confiança em mim. Vou seguir melhorando para ajudar mais a equipe — comentou o venezuelano, após o fim da partida.
Enquanto a direção espera por novidades a partir desta segunda, a tendência é de que a revisão física dos jogadores comece a encaminhar o time da próxima rodada do Gauchão. Kannemann e Pedro Geromel serão avaliados pela comissão técnica para saber se serão liberados para enfrentar o São José na próxima quarta-feira (24), às 21h30min, na Arena.