A busca do Grêmio por um goleiro experiente e a possibilidade de antecipação do fim do contrato de Marcelo Grohe no Al-Ittihad retomaram a discussão pela volta do ídolo. Oficialmente, dirigentes gremistas negam que exista negociação em andamento, mas o retorno do atleta de 36 anos não está descartado.
Marcelo Grohe deixou o Grêmio após o término da temporada de 2018. Foram cerca de 18 anos no clube, desde as categorias de base. O jogador havia acabado de conquistar os títulos da Copa do Brasil, da Libertadores da América e da Recopa Sul-Americana quando embarcou rumo à Arábia Saudita. Ele estreou somente em agosto de 2019 depois de passar por uma cirurgia no punho direito por conta de uma lesão sofrida na semifinal da Libertadores do ano anterior, ainda pelo Grêmio.
O goleiro não demorou para conquistar a simpatia dos novos torcedores. Em 2021, recebeu o prêmio de melhor jogador da Liga da Arábia Saudita. Além disso, foi eleito o melhor goleiro dos meses de dezembro, abril e maio daquela temporada, em seleção mensal do campeonato.
Meses depois, mais uma vez Grohe figurou entre os destaques da competição nacional. O ex-goleiro grêmista foi um dos três brasileiros na seleção da Liga Saudita 2022/2023, junto ao companheiro de time Romarinho e ao volante Luiz Gustavo, na época no Al Nassr.
O coroação da boa fase veio com o título da Liga da Arábia Saudita 2022/2023, depois de o Al Ittihad ter sido terceiro colocado em 2020/2021 e vice em 2021/2022. Foi a quebra de um jejum de 14 anos no nacional. O time de Grohe conquistou o taça com uma rodada de antecedência, cinco pontos à frente do Al Nassr de Cristiano Ronaldo. O goleiro gaúcho alcançou também o título da Supertaça da Arábia Saudita.
Marcelo Grohe foi titular do Al Ittihad na vitória de 3 a 0 sobre o Auckland City pela primeira fase do Mundial de clubes. O mesmo não aconteceu no jogo seguinte, diante do Al Ahly, quando a equipe foi eliminada em uma derrota por 3 a 1. O goleiro teria sentido lesão antes da partida, conforme teria apurado a própria direção gremista. Grohe não joga há três partidas.
O jogador tem contrato com o clube árabe até junho de 2024. Nas últimas semanas, passou a circular a informação de que o time pode antecipar a saída de Grohe. Isso porque o time gostaria de abrir vaga para a contratação de outro estrangeiro. O Al-Ittihad já tem nove, enquanto a lei permite oito. A chegada do treinador Marcelo Gallardo também teria interferido nestes planos sobre a utilização de Grohe por conta das outras prioridades do argentino para a equipe.
Possível retorno
Em entrevista ao canal do jornalista Duda Garbi, o vice-presidente de futebol do Grêmio, Antonio Brum, afirmou que o clube já buscou informações sobre Marcelo Grohe em três oportunidades. Porém, ele disse ainda não ter a informação de que o Al-Ittihad vai rescindir com o atleta. Além disso, Brum não confirma que há negociação aberta para a repatriação de Grohe. Ao mesmo tempo, nem ele, nem o presidente Alberto Guerra descartam o retorno.