O primeiro objetivo do Grêmio na temporada de 2023 foi alcançado nesta quinta-feira (30). A vitória gremista por 2 a 1, de virada, contra o Goiás na Arena garantiu o Tricolor, ao menos, na fase preliminar da Libertadores da próxima temporada.
Agora com 62 pontos, e em quinto lugar, o Tricolor termina a 36ª rodada a um ponto do G-4 e finalizará o Brasileirão entre os seis melhores da competição. Apesar da vaga, o Grêmio não tem a garantida a presença do técnico Renato Portaluppi à frente do clube na próxima temporada. Depois da vitória, o treinador desconversou sobre onde irá trabalhar em 2024.
— Minha cabeça está nos dois próximos jogos. Não posso falar que sim ou não (se vai ficar). Sempre cumpri meus contratos. Acho que essas perguntas têm que ser feitas para o presidente e para o vice. Nunca falei que queria sair do Grêmio, mas há coisas a serem conversadas. Ainda temos chances do título, brigar pelo G-4, estou voltado para os dois jogos — disse o treinador após a partida na Arena.
Mesmo que ainda não exista a certeza da permanência de Renato, o próprio já admitiu que vem conversando com a diretoria sobre os passos para o próximo ano. O Tricolor precisará se reforçar para a disputa das competições — Gauchão, Recopa Gaúcha, Brasileirão, Libertadores e Copa do Brasil.
— Tenho conversado com o Antônio, com nosso executivo, temos trocado muitas ideias. É complicado fazer logística para o ano que vem. O Estadual está marcado para 21 de janeiro. Volta das férias dia 8, treina parte física, tática, técnica, como fazer isso em 10 dias? Há datas no ano que vem para espalhar o campeonato. É difícil. Aí bota os garotos para jogar, não estão prontos e são queimados. Se treinar rápido, dar o passo maior que a perna, estoura os jogadores. Eu tenho minha ideia para o Gauchão, mas quem manda é o presidente.
O time volta a campo no domingo (3), 18h30min, contra o Vasco, mais uma vez na Arena. Depois, fecha o Brasileirão contra o Fluminense, fora de casa.