Guilherme Augusto, de 28 anos, foi anunciado pelo Santos na tarde deste domingo (31). O ex-Grêmio e o 11º reforço do clube paulista para 2024, ano em que vai disputar a Série B do Campeonato Brasileiro. Apesar da oficialização, o jogador ainda precisa assinar o contrato, caso seja aprovado nos exames médicos.
O Grêmio manteve 20% dos direitos econômicos de Guilherme, mesmo percentual que ele próprio tem de si. O Santos adquiriu 60% do valor do jogador, o equivalente a R$ 4,8 milhões. O acordo é de três temporadas.
O anúncio foi feito no site do clube, logo depois de confirmar o meia Diego Pituca. Com estas duas contratações, o time do litoral paulista soma o número de um time inteiro em campo antes da virada do ano.
Guilherme esteve emprestado ao Fortaleza em 2023. Contratado em definitivo junto ao Grêmio, o jogador deve ficar à disposição do técnico Fábio Carille, novo comandante santista.
O atleta fez a sua estreia profissional no futebol gaúcho. Em 2015, ele teve o São José-RS como primeiro clube. Depois disso, rodou por vários clubes no Brasil e também no exterior. Passou por Botafogo, Chapecoense, Coritiba e Sport. A experiência internacional do reforço santista se limita ao mundo árabe. O jogador defendeu as camisas do Al-Faisaly, da Arábia Saudita, e o Al-Dharafra, dos Emirados Árabes Unidos.
Em 2024, ano em que o clube vai disputar a Série B do Campeonato Brasileiro, o Santos vai ter como comandante, o técnico Fábio Carille. Até aqui, o time da Vila Belmiro já definiu as chegadas de Aderlan e Hayner para a lateral direita e de Jorge para o lado esquerdo, além do zagueiro Gil.
Para o meio-campo, o clube trouxe os meias Otero e Diego Pituca e o volante João Schmidt. No setor ofensivo, a diretoria contratou o veterano William Bigode e Marcelinho, ex-atacante do Tombense.