O Grêmio está disposto a dar mais uma chance para o atacante Luan, cujo contrato expira neste dia 31 de dezembro. Contudo, a ideia do clube é estender o vínculo do jogador por apenas seis meses, nos moldes do que foi feito com o zagueiro Pedro Geromel, cuja renovação foi anunciada nesta sexta (29).
Contratado em julho após viver um período de ostracismo no Corinthians, Luan não conseguiu deslanchar nesta segunda passagem pelo Tricolor. Em 2023, o atleta atuou por apenas cinco partidas com a camisa gremista, totalizando só 45 minutos em campo ao longo de todo o segundo semestre. Por isso, na avaliação do clube, o rendimento do atacante não recomendaria uma renovação por um ano.
Ao mesmo tempo, entretanto, há a crença na Arena de que uma pré-temporada completa e a disputa do Gauchão, com jogos de nível técnico inferior, poderiam dar ao jogador a confiança necessária para retomar o seu melhor nível ao longo de 2024. Por isso, ganha força a ideia de renovação por apenas um semestre.
Para prosperar, porém, a ideia dependerá da concordância de Luan e de seu estafe. As conversas não avançaram em dezembro, pois as partes optaram por aguardar a renovação do técnico Renato Portaluppi, anunciada neste sábado (30). A partir de agora, as negociações devem evoluir.
Contratado em 2014, Luan viveu o seu melhor momento com a camisa do Grêmio em 2017, quando foi destaque na conquista da Copa Libertadores e foi eleito o Rei da América, na tradicional eleição realizada anualmente pelo jornal uruguaio El Pais.
Nos anos seguintes, contudo, o jogador apresentou uma queda de rendimento e acabou negociado com o Corinthians, onde também não conseguiu render, sobrando inclusive do banco de reservas.
Em 2023, a pedido do técnico Renato Portaluppi, Luan foi recontratado pelo Grêmio, com a esperança de retomar ao menos parte do futebol que o consagrou.