Lateral-esquerdo que apoia no ataque com bons cruzamentos e bons chutes, que evoluiu na marcação e que foi tido como "joia" nas categorias de base. Estes foram alguns dos relatos ouvidos pela reportagem de técnicos que trabalharam com Marlon, jogador do Cruzeiro que interessa ao Grêmio.
O defensor de 26 anos é natural de Cascavel, no Paraná, tem 1m78cm e é canhoto. Está na equipe mineira desde o início desta temporada e tem contrato até o final de 2024. Foi revelado pelo Criciúma, em 2015, e passou por Fluminense, Boavista de Portugal e pelos turcos Trabzonspor e Ankaragücü. Em 2016, foi convocado pela seleção sub-20, de Rogério Micale e Odair Hellmann, e chegou a compor elenco para os treinamentos do time principal, de Tite.
Mas tudo começou na escolinha de futebol do Centro Educacional de Futebol Alternativo (CEFA), na sua cidade natal. Se destacou e foi parar no Juventude aos 10 anos, em 2007.
— Quando ele chegou aqui, ele era um extrema, um ponta, não um lateral. Era um menino com muitos recursos, muita qualidade técnica. Boa velocidade, batia muito bem na bola, inteligente, intenso, agressividade boa. Era bom no um contra um — contou Jonas da Rosa, que até hoje é técnico das categorias de base do Juventude.
Marlon era tido como uma joia da base jaconera. Sua passagem durou apenas seis meses, já que logo o Inter levou o menino para Porto Alegre.
— Tinha talento e até por isso já despertou interesse do Inter. Foi para lá e teve um pouco de dificuldades. Ele não era um menino muito alto para a idade e sofria com a questão física, mas tinha talento — completou Jonas.
Na capital gaúcha, ficou de 2007 a 2013. No último ano, foi para o Criciúma, onde encerrou a sua formação e iniciou a carreira profissional. Por lá, foi eleito duas vezes o melhor lateral-esquerdo do estadual.
Um de seus técnicos em Santa Catarina foi o "colega" de função: Luis Carlos Winck, ídolo do Inter.
— Ele já demonstrava um potencial muito bom, um jogador muito interessante. Tinha qualidade excelente e agora melhorou na marcação. Tem qualidade para sair de trás e produzir ofensivamente, além de um vigor físico muito bom. Faz bem o corredor, mas também ataca pela diagonal. Tem bons cruzamentos, é bom de finalização. Acredito que se encaixaria bem no Grêmio pela maneira que o Renato gosta de jogar — comentou o técnico, que perdeu o atleta para o Fluminense em 2017.
Em um primeiro momento, Marlon foi emprestado para a equipe do Rio de Janeiro, mas depois foi comprado em definitivo. O lateral-esquerdo também foi emprestado ao Boavista, de Portugal, e ao Trabzonspor, da Turquia. No tricolor carioca, encontrou Odair Hellmann, com quem já havia trabalhado na seleção sub-20.
— Mostrava potencial técnico e evoluiu muito nos aspectos físicos e táticos. Amadureceu muito. Hoje é um jogador que está muito bem e em condições de jogar em qualquer clube em ótimo nível — disse Odair, hoje no Al-Riyadh, da Arábia Saudita.
Em 2022, Marlon rescindiu com o Fluminense e voltou para a Turquia, mas para o Ankaragücü. Em março deste ano, foi contratado pelo Cruzeiro, onde é titular absoluto.
— Ele fez um ótimo primeiro turno pelo Cruzeiro. Esteve entre os melhores laterais na Bola de Prata da Placar. Ele agrada muito e teve uma ótima temporada. Está com um bom cartaz com a torcida, com a comissão técnica e com a diretoria. Creio que ele vai permanecer por aqui (Belo Horizonte) se o Cruzeiro permanecer na Série A — contou Paulo Azeredo, apresentador e repórter da Rádio Itatiaia, de Belo Horizonte.
Na atual temporada, o defensor tem 35 jogos, três gols e quatro assistências.
— É um lateral completo. Defende e ataca com eficiência, bate bem na bola, tem bom cruzamento. Me agrada muito o futebol dele — comentou Azeredo.
Ficha técnica
- Nome: Marlon Rodrigues Xavier
- Idade: 26 anos (20/5/97)
- Cidade natal: Cascavel - Paraná
- Altura: 1m78cm
- Posição: lateral-Esquerdo
- Pé: canhoto
- Base: Juventude (2007), Inter (2007-13) e Criciúma (14-15)
- Clubes profissionais: Criciúma (2015-18), Fluminense (2017-22), Boavista-POR (2019-20), Trabzonspor-TUR (2020-21), Ankaragücü (2022-23) e Cruzeiro (2023-atualmente)
- Estatísticas: 257 jogos, 6 gols e 44 assistências