Por conta da pausa no Brasileirão, o técnico Renato Portaluppi liberou nesta quinta (16) o grupo de jogadores do Grêmio para um período de folga de quatro dias. Porém, seis jogadores que estão entregues ao departamento médico seguirão realizando fisioterapia diária no CT Luiz Carvalho. O principal deles é o volante Pepê, que faz tratamento intensivo para retornar ao time no jogo contra o Atlético-MG, no dia 26.
Também fazem parte do grupo outros cinco atletas que estão lesionados: o goleiro Felipe Scheibig, os zagueiros Pedro Geromel e Rodrigo Ely, o lateral João Pedro e o volante Mila. Desses, apenas Rodrigo Ely tem alguma possibilidade de ficar à disposição contra os mineiros.
Desfalque dos últimos dos treinos por conta de dores musculares, o zagueiro Kannemann não teve constatada lesão e estará à disposição contra o Atlético-MG. Por isso, o argentino está liberado, assim como os demais companheiros, para aproveitar a folga, que vai de sexta (17) a segunda (20). A reapresentação será na terça-feira (21).
O Grêmio disponibilizou uma cartilha de exercícios para os jogadores seguirem durante o período sem treinos. Além disso, as dependências do CT estarão à disposição para os atletas que desejarem treinar de forma presencial no período.
Em fase de final de recuperação de lesão muscular na coxa esquerda, Pepê e Rodrigo Ely precisam realizar um trabalho físico de transição antes de serem liberados para os jogos. Por isso, ambos são dúvidas para o confronto com o Atlético-MG.
Já o zagueiro Pedro Geromel e o lateral João Pedro têm situações mais complicadas. Também por conta de lesões musculares, os dois atletas correm alto risco de não atuar mais em 2023 e fazem tratamento intensivo para entrar em campo ao menos na última rodada, contra o Fluminense, no dia 6 de dezembro.
Já o goleiro Felipe Scheibig sofreu uma fratura e uma lesão ligamentar no tornozelo direito. O volante Mila, por sua vez, teve uma ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho direito. Nenhum deles atuará mais em 2023.
Como estão os lesionados do Grêmio
Pepê — pode voltar contra o Atlético-MG;
Rodrigo Ely — trabalha para retornar contra os mineiros;
Pedro Geromel — poucas chances de voltar a jogar neste ano;
João Pedro — não deve jogar mais em 2023;
Felipe Scheibig — não atua mais em 2023;
Mila — não atua mais em 2023.